Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Pensar Contábil é um periódico quadrimestral do Conselho Regional de contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, publicada desde 1998.

Tem como missão a divulgação de artigos relevantes na área contábil, com o objetivo de incentivar a pesquisa.

A revista aceita artigos de caráter científico e inéditos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Editorial

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos são avaliados pelo Corpo Editorial e Consultores "ad hoc" através do sistema "double blind review" (não sendo conhecidos os autores durante a avaliação).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Orientações aos Colaboradores

Perfil temático e objetivos da publicação:

A Revista Pensar Contábil é um periódico quadrimestral do Conselho Regional de Contabilidade, existente desde

agosto de 1998 e tem como missão a divulgação de artigos relevantes na área de contabilidade, com o objetivo

de fomentar a pesquisa.

 

Mecanismo de avaliação de artigos:

Podem encaminhar artigos para a revista colaboradores do Brasil e do exterior.

Os artigos recebidos são avaliados pelo Corpo Editorial e consultores externos, através do sistema double

blind review, não sendo conhecidos os autores durante a avaliação.

Os artigos são apreciados e pontuados para uma edição específica da revista.

 

Envio e regras para publicação de artigos:

Os artigos deverão ser inéditos, podendo estar no idioma português, espanhol ou inglês. Devem ser encaminhados

para o e-mail pensarcontabil@crcrj.org.br, nos prazos e características a seguir:

 

a) em folha de rosto, deverá constar:

- o título do artigo;

- identificação e qualificação do(s) autor(es) constando: o nome completo, número de registro (se for o caso), formação

e qualificação profissional e/ou acadêmica (no caso de citar instituição de ensino, informar também o CEP,

Cidade e UF correspondente);

- endereço completo, telefone, fax e e-mail do(s) autor(es);

b) a estrutura de apresentação do artigo deverá conter: título do artigo, resumo e palavras-chaves, assim como os

mesmos tópicos em inglês (title, abstract, Key words), introdução, desenvolvimento e conclusão;

c) a bibliografia completa deverá ser apresentada em ordem alfabética no fim do texto, de acordo com as normas da

ABNT (NBR-6023 revisada);

d) a formatação do artigo deve ser:

- digitado em Word, tamanho A4, fonte Times New Roman;

- fonte tamanho 12 para texto e tamanho menor para citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e

legendas das ilustrações e tabelas;

- as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;

- entrelinhas simples;

- alinhamento justificado;

e) os artigos deverão estar redigidos em português. Os artigos de autores do exterior serão publicados em inglês,

espanhol ou português, conforme o caso;

f) os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas;

g) os artigos deverão ter sido completa e perfeitamente revisados;

h) os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são dos autores, sendo concedidos pelos mesmos os direitos da primeira publicação ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Modelo da Ficha de Avaliação

AVALIAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO   NA REVISTA PENSAR CONTÁBIL

 

 

Título do artigo:

 

 

Avaliador:

 

 

Os itens a seguir devem ser avaliados de acordo com a seguinte escala:

1 - Fraco                                 3 - Bom

2 - Regular                              4 - Muito bom

 

 

Quesitos / pontos

1

2

3

4

1. Qualidade de redação e organização do texto (clareza, concisão, objetividade, estrutura formal)

 

 

 

 

2. Adequação do Resumo: descreve o objetivo, indica o referencial teórico e método utilizados, principais resultados e conclusões

 

 

 

 

3. Atualidade do tema

 

 

 

 

4. Originalidade do trabalho

 

 

 

 

5. Relevância e consistência teórica do artigo para o desenvolvimento da área de conhecimento

 

 

 

 

6. Qualidade do referencial teórico utilizado

 

 

 

 

7. Contribuição do artigo à aplicação de conhecimentos para a área contábil

 

 

 

 

8. Metodologia utilizada: propriedade, qualidade, nível de sofisticação

 

 

 

 

9. Conclusões: fundamento e coerência

 

 

 

 

 

Total de Pontos:

 

Média:

 

 

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO

 

Apto para publicar na forma em que se encontra.

 

Sugiro retornar para nova avaliação após introduzir as alterações sugeridas.

 

Sugiro não publicar.

 

Utilize a folha seguinte para informar os pontos fortes e fracos do artigo, as  sugestões de alteração ou justifique o motivo  de não publicar, se for o caso


 

Pontos fortes do artigo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pontos fracos do artigo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões de alterações (no título, no resumo e no conteúdo do artigo):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros comentários:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Procedimentos de Tramitação e Arbitragem

Os artigos para a revista Pensar Contábil são recebidos até o último dia do mês anterior ao quadrimestre da edição. O Editor seleciona os avaliadores para distribuição, de acordo com a matéria tratada no artigo, considerando o perfil do avaliador. Os avaliadores preenchem o Formulário de Avaliação, onde são pontuados os itens abaixo, considerando-se 1-Franco, 2-Regular, 3-Bom e 4-Muito Bom, obtendo-se a média do avaliador:

1.Qualidade de redação e organização do texto (clareza, concisão, objetividade, estrutura formal);
2.Adequação do Resumo: descreve o objetivo, indica o referencial teórico e método utilizados, principais resultados e conclusões;
3.Atualidade do tema;
4.Originalidade do trabalho;
5.Relevância e consistência teórica do artigo para o desenvolvimento da área de conhecimento;
6.Qualidade do referencial teórico utilizado;
7.Contribuição do artigo à aplicação de conhecimentos para a área contábil;
8.Metodologia utilizada: propriedade, qualidade, nível de sofisticação;
9.Conclusões: fundamento e coerência.

Os artigos são submetidos ao Corpo Editorial, levando-se também as avaliações feitas e a   tabulação de todas as notas e médias dos avaliadores. Na ocasião, é decidido quais artigos serão publicados ou não e quais deverão retornar ao autor para ajustes. Para que o artigo seja publicado, é necessária a média das avaliações seja no mínimo de 3,0.

A partir de então, é encaminhado ofício aos autores informando da decisão. No caso dos artigos que não serão publicados, é devolvida a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais para Primeira publicação.

 

Estrutura Editorial

Corpo Editorial

O Corpo Editorial da Revista Pensar Contábil é um colegiado multi-institucional, composto por doze membros, além do Editor.

O processo de escolha dos mesmos consiste na busca por especialistas plenos, pesquisadores e/ou docentes de amplo destaque na comunidade acadêmica, abrangendo regiões distintas do Brasil e diversos campos científicos de especialidade na área.

O mandato dos membros é de dois anos, sendo permitida a sua renomeação.

O Corpo Editorial é responsável pela revisão das avaliações dos artigos submetidos, decidindo quanto à publicação e demais decisões relativas ao periódico.

O membro do Corpo Editorial poderá, também, avaliar artigos que serão levados à revisão do Corpo Editorial. A avaliação dos artigos é feita pelo sistema Double blind review .

Editor

O editor coordena o processo editorial, buscando promover a qualidade do periódico, principalmente nos aspectos técnico e científico,

 O mandato do editor é de dois anos, sendo permitida a sua renomeação.

O editor é responsável por:

  • coordenar a equipe envolvida com o periódico, incluindo avaliadores e funcionários;
  • revisar a admissão de artigos submetidos ao periódico;
  • selecionar, avaliar e substituir Consultores Ad Hoc;
  • indicar avaliadores para os artigos submetidos à publicação;
  • promover ações visando melhorar continuamente o periódico e seus processos de gestão editorial;
  • divulgar orientações aos autores sobre perfil temático e objetivos do periódico, mecanismos de avaliação e regras para submissão/publicação de artigos;
  • zelar pelo cumprimento dos prazos;

Consultores Ad hoc

O processo de escolha dos Consultores  Ad hoc da revista Pensar Contábil consiste na busca por especialistas plenos, pesquisadores e/ou docentes de amplo destaque na comunidade acadêmica, abrangendo regiões distintas do Brasil e diversos campos científicos de especialidade na área.

O mandato dos membros é de dois anos, sendo permitida a sua renomeação.

Os Consultores Ad hoc  são responsáveis pela avaliações dos artigos submetidos, sugerindo ou não sua publicação.



Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

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