Instrumentos Financeiros: Aderência dos Currículos dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis aos Pronunciamentos Técnicos do CPC
Resumo
Financial Instruments: Adherence of Curricula of Undergraduate
Accounting Courses to the Accounting Pronouncements
Resumo
O objetivo da pesquisa é verificar o nível de aderência do
conteúdo curricular dos cursos presenciais de graduação em
Ciências Contábeis das IES do Brasil aos pronunciamentos do
CPC sobre instrumentos financeiros, à luz da teoria institucional. A
amostra do estudo foi composta pelos PPPs e fichas de disciplina
dos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis que
possuíam avaliação no ENADE. Os principais resultados mostram
que há espaço para ampliar o conteúdo ofertado, em linha com o
que se tem disponível nos pronunciamentos do CPC, uma vez que
evidenciam aderência parcial do conteúdo aos pronunciamentos.
Como contribuição, o estudo pode motivar o aperfeiçoamento do
currículo das IES para estarem mais alinhados à regulamentação
contábil do país em relação ao tratamento contábil dos
instrumentos financeiros na elaboração das demonstrações
contábeis. Ainda, este artigo pode ser um material consultivo para
contribuir com o aperfeiçoamento dos currículos dos cursos de
ciência contábeis.
Palavras-chave: Instrumentos Financeiros; Índice de
Aderência; Teoria Institucional.
Abstract
The objective of the research is to verify the level of adherence
of the curricular content of the graduation courses in Accounting
Sciences of the IES in Brazil to the pronouncements of the CPC on
financial instruments in the light of institutional theory. The sample
of the study was composed by the PPPs and discipline sheets of the
presential undergraduate courses in Accounting Sciences that
were evaluated at ENADE. The main results show that there is room
to expand the content offered in line with what is available in the
CPC pronouncements, since they show partial adherence of the
content to the pronouncements. As a contribution, the study may
motivate the improvement of the curriculum of the IES to be more
aligned with the accounting regulations of the country in relation to
the accounting treatment of financial instruments in the preparation
of financial statements. Also, this article can be an advisory material
to contribute to the improvement of the curricula of accounting
science courses.
Keywords: Financial Instruments; Adherence Index;
Institutional Theory.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br
CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com