Pensar Contábil, Vol. 23, No 81 (2021)

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Atribuição de causalidade à evasão dos graduandos de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior pública

Caroline Goulart Machado, Anderson Betti Frare, Ana Paula Capuano da Cruz, Alexandre Costa Quintana, Debora Gomes de Gomes

Resumo


Attribution of Causality to the Evasion of Undergraduate students of Accounting Sciences at a Public Higher Education Institution

 

RESUMO
Motivada pelo fato de o Brasil ser campeão mundial em evasão
escolar (VIEIRA, 2018), esta pesquisa buscou identificar quais os
principais fatores atribuídos pelos estudantes como causadores
da evasão do curso de Ciências Contábeis de uma universidade
federal gaúcha. Considerando-se a teoria da atribuição causal
como perspectiva teórica e a literatura sobre determinantes da
evasão, desenvolveu-se um levantamento, por meio de questionário
eletrônico. A pesquisa permitiu o mapeamento da percepção
de 116 evadidos, de um universo de 552 estudantes que, no
período de 2009 a 2018, deixaram o curso de Ciências Contábeis
de uma instituição federal de ensino superior por diferentes motivos.
Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Fatorial Exploratória. Os achados indicam que a ocorrência da
evasão se mostra concentrada (82,35%) nos quatro primeiros
semestres do curso e as principais causas atribuídas à evasão
foram à dificuldade de relacionamento com os professores, o interesse
em outro curso, as dificuldades financeiras e a ausência
da perspectiva do mercado de trabalho. De forma geral, os resultados
indicam que 71% da variância total são explicados por
quatro fatores, a saber: metodologia do curso e o corpo docente
(29,46%), escolha do curso (16,80%), tempo, dinheiro e saúde
(15,76%) e, carreira e mercado de trabalho (9,04%). Conclui-se,
com base nas causas apontadas e na Teoria da Atribuição Causal,
que o insucesso acadêmico não desperta a culpa e a baixa
autoestima dos evadidos, e sim o sentimento de revolta e raiva.
Verifica-se também que os evadidos possuem uma expectativa
positiva, ou seja, acreditam que podem alcançar sucesso acadêmico
se modificarem seus comportamentos futuros.

Palavras-chave: Evasão, Teoria da Atribuição Causal,
Determinantes da Evasão.

ABSTRACT
Before the fact that Brazil is a world champion in school dropouts
(VIEIRA, 2018), this research sought to identify the main factors
contributing to evasion according to students of Accounting
Sciences at a federal university from the state of Rio Grande do
Sul. This study was conducted with data collected by means of
an electronic questionnaire, enabling the mapping of the perception
of 116 evaders from a universe of 552 students who left the
Accounting Sciences course of a federal institution of higher education
from 2009 to 2018 for different reasons. Based on the
literature on determinants of evasion and the theory of causal attribution,
data underwent exploratory factor analysis. The findings
indicate that evasion occurs chiefly in the first four semesters of
the course (82.35%), and the main causes were difficulties in relation
to professors, interest in another course, financial problems,
and lack of labor market perspective. The results indicate that 71%
of the total variance is explained by four factors: course methodology
and teaching staff (29.46%); course choice (16.80%); time,
money, and health (15.76%); and career and labor market (9.04%).
The identified causes show that evaders experience no guilt or low
self-esteem due to academic failure, but rather the feeling of revolt
and anger. They also show a positive expectation towards their future
academic success provided that they modify their behaviors.

Keywords: Evasion, Theory of Causal Attribution, Determinants
of Evasion.

 


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