Pensar Contábil, Vol. 23, No 81 (2021)

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A Formação em Ciências Contábeis e o Mercado de Trabalho na Percepção dos Alunos

Ricardo Henrique da Rocha Oliveira, Arilda Teixeira

Resumo


Students’ Perception on Accounting Science Training and the Labor

RESUMO
Identificar a percepção dos alunos de ciências contábeis
quanto à capacidade de seus cursos de desenvolver as competências
exigidas pelo mercado de trabalho.
Método descritivo, quantitativo, com corte transversal. Dados
obtidos através de aplicação de questionários. Resultados estimados
através de duas regressões lineares, tendo como variáveis
independentes as competências requeridas e necessárias ao
contador no mercado de trabalho; e como variável dependente, a
percepção dos alunos sobre sua preparação para esse mercado.
A primeira regressão mostrou que, das competências gerais
estudadas, apenas a de conduta e administrativa demonstraram-
-se estatisticamente relevantes para explicar a percepção do aluno
em relação à sua preparação para o mercado de trabalho. Na
segunda, com atributos das competências gerais como variáveis
explicativas, somente comunicação e empreendedorismo mostraram-
se estatisticamente relevantes para explicar a percepção
do aluno sobre a sua preparação para o mercado de trabalho.
Os resultados sugerem que os alunos não percebem o
desenvolvimento da maioria das capacidades exigidas pelo
mercado de trabalho. Como são alunos veteranos, se não
percebem, é porque não desenvolveram tais capacidades –
os cursos têm deficiências. Por outro lado, ao apontar quais
competências não estão sendo desenvolvidas, direciona o IES
sobre quais deficiências corrigir, potencializando chances de
melhora da qualidade dos cursos.

Palavras-chave: Graduação em Ciências Contábeis,
Competências Profissionais, Percepção de Alunos.

ABSTRACT
This study sought to identify the perception of accounting
students regarding the course hability to develop competences
required by the labor market. It consists of a quantitative descriptive cross-sectional research conducted with data obtained
by means of a questionnaire. The results were estimated
through two linear regressions, considering the required competencies
for the accountant in the labor market as independent
variable and students’ perception about their readiness
for the market as dependent variable. Among the studied competencies,
only Conduct and Administrative Skills were statistically
relevant to explain the perception of students regarding
their readiness to the labor market in the first regression, and
only Communication and Entrepreneurship in the second regression.
These findings indicate shortcomings in the Accounting
Science course, for students consider that they do not
demonstrate the competencies required by the labor market –
an accurate perception, as they are senior students. In pointing
the course deficiencies, this study enables the development of
measures for its correction, thus improving its quality.

Keyword: Accounting Sciences, Professionals Skills,
Students’ Perceptions.

 


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