Pensar Contábil, Vol. 22, No 79 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Habilidade de Leitura e Rendimento Acadêmico: um Levantamento com Estudantes do Curso de Ciências Contábeis

Vivian Duarte Couto Fernandes, Gilberto José Miranda

Resumo


Reading Skills and Academic Performance: a Survey with Accounting Science Students

 

RESUMO
A habilidade de leitura é uma atividade complexa, em que
é preciso ir além da decodificação. Para o contador, é ainda
mais importante, dada a quantidade de informações disponíveis
em textos, gráficos e tabelas que servem de subsídio
para seu trabalho. Considerando que é principalmente na escola
que se desenvolve esta habilidade, o objetivo da pesquisa
é investigar se as habilidades de leitura de textos, gráficos
e tabelas impactam no rendimento dos estudantes. A técnica
Cloze e a análise de compreensão de tabelas e gráficos foram
referências para o procedimento metodológico, em que
a survey foi a estratégia de pesquisa escolhida. A amostra
foi composta por 112 estudantes da disciplina Análise de
Demonstrações Contábeis, matriculados no sexto período
de uma instituição pública brasileira. Os dados mostram que
estudantes têm dificuldade em extrair e decodificar informações
mais complexas, existindo uma correlação positiva e
significativa entre habilidade de leitura e rendimento. Esses
resultados reforçam a importância de se desenvolver habilidades
de leitura para desempenho acadêmico e atuação
profissional na área contábil.

Palavras-chave: Ensino Superior, Rendimento
Acadêmico, Habilidade de Leitura.

ABSTRACT
Reading skill is a complex activity where it needs go beyond
decoding. For the accountant, it is even more important,
given the amount of information available in texts, graphs and
tables that serve as a subsidy at work. Whereas it is specially at school that these abilities are developed, the objective of
this research is to investigate if the reading ability of texts,
graphs and tables impact the students’ performance. Cloze
technique, and table comprehension and graphics comprehension
analysis were references for the methodological procedure,
in which the survey was the chosen research strategy.
The sample was composed by 112 students of the discipline
Accounting Statements Analysis in a Brazilian public institution.
The data show that students have difficulty extracting
and decoding more complex information, and there is a positive
and significant correlation between readability and performance.
These results reinforce the importance of developing
reading skills for academic and professional achievement in
the accounting area.

Keywords: Higher Education, Student Performance,
Reading Skills.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO