Pensar Contábil, Vol. 11, No 45 (2009)

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Desempenho Social e Ambiental do Setor Elétrico Brasileiro: uma Avaliação Apoiada em Análise Envoltória de Dados (DEA)

José Ricardo Maia de Siqueira, Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Fernanda Vieira Pinto Madureira Esteves, Fernanda da Silva Fernandes

Resumo


A sociedade sinaliza que está cada vez mais atenta à
conduta das empresas. Neste cenário, ações de responsa-
bilidade social ganham notoriedade e relevância. O balanço
social é, potencialmente, um instrumento de evidenciação da
responsabilidade socioambiental corporativa; contudo, diver-
sas críticas vêm sendo direcionadas a este instrumento. Entre
elas, destaca-se aquela que aponta a baixa comparabilidade
entre os balanços sociais de diferentes empresas. Porém o setor elétrico brasileiro desponta como uma possível exceção
a esta regra, já que a divulgação de seus relatórios socio-ambientais é regulamentada pela ANEEL, que preconiza a utilização do modelo Ibase como padrão. Com base nesta padronização, este trabalho se propõe a criar um ranking de responsabilidade socioambiental no setor elétrico brasileiro. Para atingir tal objetivo, foram analisados os balanço sociais das empresas deste segmento, e com base na seleção de cinco indicadores — receita líquida, receita líquida por empregado, folha de pagamento bruta por empregado, percentagem de cargos de chefia ocupados por mulheres e total de investimentos em meio ambiente — avaliou-se o desempenho socioambiental destas, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA). Constatou-se que as organizações CELTINS, CEMIG, CEPISA e Transmissão Paulista foram aquelas que apresentaram os melhores desempenhos socioambientais, sendo que CEMIG e CEPISA são as que mais aparecem como refer ncia. Foi detectado também um grupo de quatro empresas — CELG, CHESF, CEEE e SUL-GIPE — que necessitam de pequenas alterações na sua busca de maior efici ncia socioambiental. Por fim, foi verificado que CPFL, COSERN, ESCELSA e Piratininga apresentam baixo nível de efici ncia socioambiental, estando as quatro abaixo do patamar de 30%. Os dados utilizados na pesquisa apontam que estas empresas precisam efetuar grandes transformações para que saiam do status de não eficiente.

Palavras-chave: Desempenho Socioambiental; Responsa-
bilidade Socioambiental; DEA.

Abstract
The stakeholders indicate that are increasingly attentive to
the conduct of business. In this context, actions of social res-
ponsibility gain awareness and relevance. The social annual
report is potentially an instrument of disclosure of corporate social and environmental responsibility, however, problems as low comparability between reports of different companies have been observed. Nevertheless, the Brazilian electric sector could be an exception to this issue, since the disclosure of their social reports is regulated by ANEEL, which determines the use of Ibase model as standard. So, this study intends to create a ranking, analyzing five social indicators found on Brazilian electric companies social reports - net revenues, net income per employee, gross payroll per employee, percentage of management positions occupied by women and total investments in the environment - to evaluate the social performance, through the application of Data Envelopment Analysis (DEA). Not only it was found that organizations CELTINS, CEMIG, CEPISA and Transmissão Paulista were those that showed the best social performance, but also it was identified that CEMIG and CEPISA are the benchmark. As well, it detected a group of four companies - CELG, CHESF, CEEE and SULGIPE - that require small changes in its search for greater social efficiency. And finally it was found that CPFL, COSERN, ESCELSA and Piratininga present low level of social efficiency, and all four below the threshold of 30%. The data used in the research suggest that these companies need to make major changes that leave the status of non-efficient.

Key words: Social and Environmental Performance; Social
and Environmental Responsibility; DEA.

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