Pensar Contábil, Vol. 11, No 43 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Influência da Oferta de Contabilidade Gerencial na Percepção da Qualidade dos Serviços Contábeis Prestados aos Gestores de Micro, Pequenas e Médias Empresas

Roberta Lira Caneca, Luiz Carlos Miranda, Raimundo Nonato Rodrigues, Jeronymo José Libonati, Deivisson Rattacaso Freire

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo investigar as variáveis que

afetam a qualidade dos serviços contábeis prestados por

contadores externos, segundo a percepção dos gestores de

micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Foi execu-

tada uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de

questionário direcionado aos gestores das MPMEs. Devido à

restrição orçamentária, foi selecionada uma amostra por con-

veniência, não probabilística. A pesquisa foi realizada com

a aplicação de questionários (questões predominantemente

fechadas), aplicados pelos próprios pesquisadores, que en-

trevistaram 130 gestores de MPMEs. A pesquisa de campo

abrangeu a Região Metropolitana do Recife-PE. O estudo

revelou que algumas características dos contadores, bem

como algumas características dos serviços por eles presta-

dos, influenciam a qualidade percebida pelos gestores, com

relação a esses serviços. A oferta de contabilidade gerencial

influencia positivamente a percepção dos gestores, com rela-

ção estatisticamente significativa. Uma das principais conclu-

sões da pesquisa é que contadores que oferecem serviços relacionados à contabilidade gerencial têm maiores chances de satisfazer seus clientes e obter vantagem competitiva no mercado de serviços contábeis oferecidos às MPMEs.



Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Micro, pequena e média empresa. Qualidade dos serviços contábeis.



Abstract



This research aims to investigate the variables that affect

the accounting services' quality perceived by managers of

small and medium enterprises (SME) who contract external accountants. A survey was conducted with questionnaires filled by the researchers, who interviewed 130 SME managers. The field research covered the Metropolitan area of Recife, the capital of Pernambuco, a Brazilian State. The study revealed that some accountant´s characteristics, as well some characteristics of the service provided, affect the managers´ perception on accounting service quality. The supply of management accounting has positive influence on accounting services´ quality perceived by managers, with statistical significance. The main conclusion of the research is that accountants who offer management accounting services related have more chances to attain clients satisfaction and obtain competitive advantage on the SME´s accounting services market.



Key words: management accounting, SME, Small and medium enterprises. Quality of accounting services.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO