Pensar Contábil, Vol. 11, No 43 (2009)

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Gestão de Custos no Legislativo Municipal por meio do custeio por absorção: um Estudo de Caso

Fabiano Maury Raupp

Resumo


O objetivo do artigo consiste em analisar a gestão de cus-

tos no Legislativo Municipal por meio do custeio por absor

ção. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualiquantitativa, caracterizado como um estudo de caso. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos primários. Na análise dos dados foram utilizadas as técnicas da análise documental e descritiva. Os dados coletados na Câmara Municipal de Paulo Lopes, Estado de Santa Catarina, compreenderam aspectos relacionados à identificação dos gastos, proposta de centros de custos, agrupamento dos gastos em cada centro de custos, alocação dos gastos dos centros de custos auxiliares aos produtivos, alocação dos gastos dos centros de custos produtivos aos produtos. Buscou-se empreender uma pesquisa no âmbito do Poder Legislativo considerando que os estudos são realizados, normalmente, com o Executivo, como ocorre com os trabalhos de Duarte (2002), Moura (2003), Alves Filho e Martinez (2006), Rêgo, Barbosa e Araújo (2007), Corbari et al (2007), Gerikg et al (2007), Souza (2008), Mauss e Souza (2008). O processo de apropriação dos custos seguiu a metodologia do custeio por absorção

(com departamentalização).

A partir da análise do processo de alocação dos custos na Câmara Municipal, o gestor poderá inferir sobre as matérias

cuja votação e discussão mais consomem recursos do orça-

mento, além de promover o controle de gastos e identificar possíveis desperdícios.



Palavras-chave: Gestão de Custos. Legislativo Municipal. Custeio por Absorção.



The Municipal Legislative Cost Management Through the Absorption Costing: a Case Study



Abstract

This article consists in analyze the Municipal Legislative

cost management through the absorption costing. This is an

exploratory study, based on both quality and quantity,

characterizing it as a case study. The data collection was

done through semi-structured interviews and primary documents. Documental and descriptive techniques were applied to the data analysis. The data collected at Paulo Lopes town council, in the state of Santa Catarina, included aspects related to expenses identification, proposal of a cost center, grouping the expenses of each cost center, allocation of the expenses of the productive cost centers to the products. The research was done within the Legislative Branch since other researches are normally done within the Executive Branch, as it is in Duarte (2002), Moura (2003), Alves Filho & Martinez (2006), Rêgo, Barbosa & Araújo (2007), Corbari et al. (2007), Gerik et al. (2007), Souza (2008), Mauss & Souza (2008). The process of costs appropriation followed the absorption cost methodology (by departments). Based on the process

of costs allocation analysis within the Town Council, the ma-

nager will be able to deduce which subject consumes more

funds from the budgets to be voted and discussed, besides

of promoting the control over the expenses and identifying possible waste.



Key words: Cost management. Municipal Legislative. Absorption costing.

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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

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