Pensar Contábil, Vol. 11, No 46 (2009)

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Plano de Incentivo em Opções de Ações e a Harmonização Contábil: Estudo do Nível de Disclosure das Empresas Brasileiras após o CPC 10

Warley de Oliveira Dias, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Poueri do Carmo Mário

Resumo


A divulgação da informação por parte da contabilidade
pode ser dificultada pelo problema de assimetria informacio-
nal na relação contratual entre principal-agente. Nesse con-
texto, a concessão de opções de ações (stock options) surge
como uma forma bastante utilizada de induzir os executivos a
agir de acordo com os interesses dos proprietários atrelando
a remuneração à criação de valor para o acionista. Dessa forma, o disclosure de tal informação é considerado impor tante para auxílio na tomada de decisões por parte dos usuários da contabilidade. O objetivo desse artigo foi comparar e analisar a divulgação das informações referentes aos planos de incentivos em opções de ações por empresas brasileiras de capital aberto pertencentes aos níveis de governança da BOVESPA nas demonstrações financeiras dos exercícios de 2007 e 2008, com o intuito de verificar se a publicação do CPC 10 culminou em um maior detalhamento de informações divulgadas em 2008 em relação ao ano de 2007. Compuseram a amostra doze empresas brasileiras dos setores de: bens industriais; construção e transporte; consumo cíclico; consumo não cíclico; materiais básicos, tecnologia da informação, financeiro e outros. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo a partir de oito itens específicos e categorizados em três grupos distintos. Os resultados mostraram que, de forma geral, o nível de evidenciação das informações sobre planos de opções em ações por parte das empresas analisadas se apresentou superior em 2008, após publicação do CPC 10, quando comparados ao ano de 2007.

Palavras-chave: Remuneração variável, Planos de incenti-
vos, Opções de ações, Disclosure.

Abstract
The disclosure of information by accounting can be compli-
cated due to problem of informational asymmetry in the con-
tractual relationship between principal-agent. In this context,
the granting of stock options is widely used as an way to in-
duce the executives to act in the best interests of the owners
combined with the return to creating value for shareholders.
Thus, the disclosure of such information is important to aid in
decision making by the users of accounting. The aim of this
paper is to compare and analyze the information dissemina-
tion on incentive plans on stock options by Brazilian compa-
nies of open capital belonging to the levels of the BOVESPA
governance. The order is verify if the publication of the CPC
10 culminated in a greater detail of disclosed information
in 2008 comparing to 2007. The sample was composed by twelve Brazilian companies in the sectors: industrial goods, construction and transport, cyclical consumption, non-cyclical consumption, basic materials, information technology, finance sector and others. The data were subjected to content analysis from eight specific items and categorized into three groups with different characteristics. The results showed that, in general, the level of the disclosure information about options plans in stock by the analyzed companies, after publication of CPC 10, higher performed in 2008 compared to 2007.

Key words: Variable remuneration, Incentive plans, Stock
options, Disclosure.

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