Retornos Anormais Versus Criação de Valor e Sinergias Operacionais de Firmas Brasileiras Envolvidas em Combinações de Negócios
Márcio Marvila Pimenta, José Augusto Veiga da Costa Marques, Marcelo Alvaro da Silva Macedo
Resumo
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar se os anúncios das combinações de negócios, nos moldes do Pronunciamento Contábil CPC 15 causam reação no mercado de capitais, e, posteriormente, verificar se os casos que demonstraram reação, ou seja, expectativas positivas ou negativas, foram corroborados por mudanças nas variáveis de criação de valor e de sinergias operacionais, comparando-se a média destas nos períodos antes e depois da efetivação das referidas operações. Os resultados indicaram na primeira parte do estudo que 63 das 64 operações analisadas não apresentaram reações, apontadas pelo teste de Estudos de Eventos, sugerindo que os anúncios de combinação de negócios não causaram impacto no mercado. Em seguida, na segunda parte do estudo, efetuaram-se os testes de criação de valor e sinergias operacionais para a única operação que apresentou reação. Os testes sinalizaram melhora apenas no Valor de Mercado/Valor Patrimonial e piora nas métricas: Firm Value, Crescimento das Vendas Líquidas, EBITDA, Geração Bruta de Caixa e MEBIT.
Palavras-chave: Combinação de Negócios. CPC 15. Estudo de Eventos. Criação de Valor. Sinergias Operacionais.
Abstract
This study aims to determine whether the announcements of business combinations, similar to the CPC 15, cause reaction in the capital markets and subsequently verify that the cases that presented reaction, ie positive or negative expectations, were corroborated by changes in variables value creation and operational synergies, the average is comparing these in the periods before and after the execution of such operations. The results showed in the first part of the study that 63 of the 64 operations analyzed showed no reactions, indicated by the Event Studies test, suggesting that the business combination of ad caused no impact on the market. Later, in the second part of the study, we effected up tests of value creation and operational synergies for the only thing you presented reaction. The tests showed an improvement only in the Market/Book Value and worsening metrics: Firm Value, Growth Net Sales, EBITDA, Cash Gross Generation and MEBIT.
Key words: Business Combinations. CPC 15. Events Study. Value creation. Operating synergies.
Este estudo tem como objetivo verificar se os anúncios das combinações de negócios, nos moldes do Pronunciamento Contábil CPC 15 causam reação no mercado de capitais, e, posteriormente, verificar se os casos que demonstraram reação, ou seja, expectativas positivas ou negativas, foram corroborados por mudanças nas variáveis de criação de valor e de sinergias operacionais, comparando-se a média destas nos períodos antes e depois da efetivação das referidas operações. Os resultados indicaram na primeira parte do estudo que 63 das 64 operações analisadas não apresentaram reações, apontadas pelo teste de Estudos de Eventos, sugerindo que os anúncios de combinação de negócios não causaram impacto no mercado. Em seguida, na segunda parte do estudo, efetuaram-se os testes de criação de valor e sinergias operacionais para a única operação que apresentou reação. Os testes sinalizaram melhora apenas no Valor de Mercado/Valor Patrimonial e piora nas métricas: Firm Value, Crescimento das Vendas Líquidas, EBITDA, Geração Bruta de Caixa e MEBIT.
Palavras-chave: Combinação de Negócios. CPC 15. Estudo de Eventos. Criação de Valor. Sinergias Operacionais.
Abstract
This study aims to determine whether the announcements of business combinations, similar to the CPC 15, cause reaction in the capital markets and subsequently verify that the cases that presented reaction, ie positive or negative expectations, were corroborated by changes in variables value creation and operational synergies, the average is comparing these in the periods before and after the execution of such operations. The results showed in the first part of the study that 63 of the 64 operations analyzed showed no reactions, indicated by the Event Studies test, suggesting that the business combination of ad caused no impact on the market. Later, in the second part of the study, we effected up tests of value creation and operational synergies for the only thing you presented reaction. The tests showed an improvement only in the Market/Book Value and worsening metrics: Firm Value, Growth Net Sales, EBITDA, Cash Gross Generation and MEBIT.
Key words: Business Combinations. CPC 15. Events Study. Value creation. Operating synergies.
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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
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