Pensar Contábil, Vol. 17, No 63 (2015)

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Relacionamento e desempenho: Estudo bibliométrico e sociométrico da produção científica do programa de pós-graduação em Contabilidade da UFSC

Eurides Bastos Junior, Daniela Torres da Rocha, June Alisson Westarb Cruz, Otávio Augusto Morais Aires, Joel Pereira Munhoz Junior

Resumo


Resumo A análise das capacidades de relacionamento entre atores sociais e suas variáveis de desempenho têm obtido grande relevância nos últimos tempos. Tal evidência se dá pela aparente necessidade de relação entre os mais diversos stakeholders e seus ambientes de interesse. Nesse sentido, o presente artigo propõe analisar a publicação científica dos pesquisadores Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC nos períodos de 2007 a 2012, sob suas perspectivas relacionais e de desempenho (pontuação segundo qualis). Com base na análise do Currículo Lattes dos pesquisados e por meio de métodos sociométricos, bibliométricos, análise de redes sociais e demais abordagens estatísticas, foi identificado que o Programa, objeto de estudo, conta com 12 pesquisadores, que apresentaram um total de 1.277 publicações científicas, distribuídas entre Anais de Congressos e periódicos. Tais publicações representam uma pontuação de 2.630 no primeiro triênio (2007-2009), e 5.040 no segundo triênio (2010-2012), sendo estas analisadas de forma individual (por pesquisador) com os indicadores de centralidade de redes, possibilitando realizar uma análise descritiva integrada sobre o desempenho em pontos dos pesquisadores e suas perspectivas relacionais, observando, como consideração final, uma predominante associação direta e persistente entre os indicadores de relacionamento dos pesquisadores e seu desempenho em pontos.

Palavras-chave: Desempenho, bibliometria, sociometria e redes sociais.

Abstract

The analysis of the relationship capacities between social actors and their performance variables have obtained great importance in recent times, such evidence is given by the apparent need for relationship among the various stakeholders and their environments of interest. In this sense, this article aims to analyze the scientific publication of researchers Graduate Program in Accounting at UFSC in the periods from 2007 to 2012 under their relational perspectives and performance (scores according qualis). Based on the analysis of the Curriculum Lattes of respondents and through sociometric methods, bibliometrics, social network analysis and other statistical approaches, it was identified that the Program, subject matter, has 12 researchers, who presented a total of 1.277 scientific publications, distributed among Annals of Congress and periodicals. These publications represent a score of 2.630 in the first three years (2007-2009) and 5.040 in the second three-year period (2010-2012), which are analyzed individually (by researcher) with the centrality of networks indicators, enabling perform a descriptive analysis built on the performance points of the researchers and their relational perspectives, watching as a final consideration, a predominant direct and persistent association between relationship indicators of researchers and their performance into points.

Key words: Performance, bibliometrics, sociometry, social networks

 


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