Pensar Contábil, Vol. 16, No 60 (2014)

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O Perfil Bibliográfico das Disciplinas de Custos dos Cursos de Ciências Contábeis do Brasil

Leila Chaves Cunha, Altair Borgert, Aline Willemann Kremer

Resumo


Resumo

Este estudo tem por objetivo traçar o perfil das bibliografias presente nos planos de ensino das disciplinas relacionadas à área de custos nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, por meio de uma pesquisa do tipo levantamento, com abordagem quali-quantitativa. Para tal, analisou-se 183 planos de ensino

(PE) cujos resultados demonstram que: (i) 63,89% apresentam de uma a três obras de bibliografia básica; (ii) 73,55% são de publicação nacional e 23,88% dos Estados Unidos; (iii) os livros- -textos são os mais evidenciados e representam 99,21%; e (iv) a bibliografia complementar apresenta maior diversidade em termos de modalidade comparativamente a bibliografia básica. Além disso, identificaram-se os autores com maior número de publicações referenciadas: LEONE, George S. Guerra; MARION,  José Carlos; e MARTINS, Eliseu. Por fim, conclui-se que 37,16% dos planos de ensino não atendem à exigência do MEC quanto ao número mínimo de três títulos, bem como quanto a utilização de revistas e periódicos.

 Palavras-chave: Custos, Planos de Ensino, Bibliografia

 Abstract

The aim of the present study is to outline the bibliographic profile of Brazilian university-level cost accounting course content, as demonstrated by way of survey research using a combined qualitative-quantitative approach. Towards this end, 183 course curricula were analyzed, which indicated: (i) 63.89% incorporate between one and three works, with standard bibliographic references; (ii) 73.55% of the works cited are of Brazilian, and 23.88% American, origin; (iii) the textbook format is the most represented among the curricula´s citations (99.21%); and (iv) the complementary bibliographies contained in the sample show greater variety in formatting terms, in comparison with standard bibliographies. In addition to this, the authors whose works are most often referenced were ranked, with LEONE, George S. Guerra; MARION, José Carlos; and MARTINS, Eliseu shown to be the most prominent within the sample. Finally, it was concluded that 37.16% of the course curricula analyzed do not meet the requirements of the Brazil´s Ministério da Educação e Cultura (MEC) in respects to the set minimum of three titles cited, as well as its guidelines regarding the citation of magazines and news publications.

 Key words: Costs, Course Curriculum, Bibliography


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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

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ISSN Impresso: 1519-0412

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