Pensar Contábil, Vol. 14, No 53 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Grau de Satisfação com a Utilização de Instrumentos de Gestão nas Indústrias Automobilísticas no Brasil

Sérgio Cavagnoli Guth, Ilse Maria Beuren

Resumo


Resumo


O aumento da concorrência no mercado obriga os gestores a reestruturar as organizações e buscar novas formas e instrumentos de gestão. Nesta perspectiva, o artigo objetiva
demonstrar o grau de satisfação com a utilização de instrumentos de gestão nas indústrias automobilísticas no Brasil, nas dimensões de benefícios alcançados, resultados financeiros, capacidade de desempenho de longo prazo, capacidade de posicionamento competitivo e integração organizacional. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, do tipo survey, com abordagem quantitativa. A população compreende as 25 empresas filiadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a amostra por acessibilidade constitui-se das 13 empresas respondentes. O instrumento de pesquisa utilizado, um questionário com perguntas fechadas, foi enviado por correio eletrônico. Os dados foram submetidos à análise descritiva, com uso de ferramental estatístico, tendo como técnica a estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciam maior grau de satisfação, em todas as dimensões analisadas, para o instrumento de gestão custos gerenciais.

Palavras-chave: Grau de satisfação. Dimensões. Instrumentos
de gestão. Indústrias automobilísticas.

Abstract

The increase in market competition obliges managements to restructure their organizations and seek new management ways and tools. From this perspective, this article's objective is to demonstrate the degree of satisfaction with the utilization of management tools in the Brazilian automotive industry,through the dimensions of the benefits reached, financial results, capability and performance over a long period, and their capacity to position competitively and to be integrated within an organization. To achieve this, a descriptive study was conducted using a survey with a quantitative approach. The potential group comprised the 25 companies associated to the National Association of Motor Vehicle Makers (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), and the sample group was made up of 13 of those companies through motives of accessibility. The research method used was a questionnaire with closed questions, sent by electronic mail. This data was  submitted to descriptive analysis, with the use of a statistical tool, using the technique of descriptive statistics. The results of the research show a greater degree of satisfaction in all the dimensions analyzed for the management  tool for management costs.

Key words: Degree of satisfaction. Dimensions. Management
tools. Automotive industry.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO