ASSOCIAÇÃO DE MODELOS DE SUCESSO PROFISSIONAL E GÊNERO ENTRE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Márcia Martins Mendes De Luca, Edgard Bruno Cornachione Junior, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Ernani Ott
Resumo
A literatura sobre os estereótipos aponta a questão do gênero como a mais importante. Este estudo se baseia na vertente de uma das três variáveis da teoria do sexismo, o estereótipo, e tem como objetivo geral investigar a existência de alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional na percepção de graduandos em Ciências Contábeis no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratório-quantitativa, adotando-se o foto-questionário, respondido por 768 graduandos: para cada modelo profissional descrito, foram apresentadas duas fotografias, sendo uma de cada gênero. Fez-se uso de testes estatísticos para comprovar a existência de alinhamento entre cada gênero e modelos específicos de sucesso profissional, num cenário envolvendo experiência profissional no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais, e na área acadêmica, compreendendo as atividades de ensino e de pesquisa. A maioria dos alunos pesquisados, de ambos os gêneros, identificou a atuação no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais como modelo de sucesso. A maior parte também apontou a atuação na área de ensino como o modelo profissional menos atraente. Os resultados revelaram um alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional, pois homens e mulheres, em sua maioria, indicaram modelos de sucesso do próprio gênero. Na referência cruzada dos dados, o percentual de mulheres que associaram figuras masculinas a modelos de sucesso foi superior ao de homens que associaram mulheres a modelos de sucesso. Concluiu-se que o sucesso é atribuído de forma mais significativa aos homens, pois homens e mulheres associaram modelos de sucesso ao gênero masculino, confirmando-se a escolha de modelos pela influência dos estereótipos, preconizada na teoria do sexismo.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Acesse a revista:http://asaa.anpcont.org.br/