EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a alocação de recursos econômicos e externalidades positivas na educação de países da América Central, do Sul e México. O método utilizado caracteriza-se, quanto aos objetivos uma pesquisa descritiva, documental quanto aos procedimentos, com uma abordagem do problema quantitativo, com a aplicação da Data Envelopment Analysis – DEA. A amostra compõe os países da América Latina, sendo 1 país da América do Norte, 12 países da América Central e 9 países da América do Sul, escolhidas pela sua proximidade regional, semelhanças econômicas e culturais. Com dados extraídos da plataforma UNDATA e armazenados em planilha eletrônica para posterior análise. Os resultados informam que o Brasil encontra-se entre os países que obtiveram eficiência máxima, em que é possível afirmar que, para o grupo de países analisados, este país está obtendo tantas externalidades quanto é possível para as despesas que possui com educação. Ressalta-se que Cuba obteve a menor eficiência da pesquisa, fato que pode ter sua explicação no tipo de economia deste país, que se encontra inserido no regime socialista. Porém, essa justificativa não altera o resultado encontrado, ou seja, Cuba não está eficiente na alocação de recursos econômicos em relação ao incremento das externalidades positivas na educação. Desta forma, é possível concluir que existe diferença de eficiências na alocação de recursos econômicos em relação ao incremento das externalidades positivas na educação dos países da América Central, do Sul e México.
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