Pensar Contábil, Vol. 24, No 85 (2022)

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Uma Abordagem de Investigação Apreciativa (Appreciative Inquiry) para o Ensino da Contabilidade

Vanuza da Silva Figueiredo, Fatima de Souza Freire, Waldir Jorge Ladeira dos Santos

Resumo


An Appreciative Inquiry Approach to Teaching Accounting

Resumo

Este estudo visa contribuir para a reflexão sobre as práticas de
ensino aplicadas na graduação de Ciências Contábeis, assim
como apresentar o método de Investigação Apreciativa
(appreciative inquiry, AI) no processo ensino-aprendizagem.
Buscou-se identificar as pesquisas internacionais sobre a
aplicação da AI no Ensino Superior que, para tal, foram utilizadas
as metodologias de pesquisa exploratória e bibliográfica. Por meio
da pesquisa observou-se a contribuição da AI para formar uma
união construtiva com os atores no ambiente acadêmico, com
pessoas com habilidades passadas e presentes: sucessos,
experiências, insights sobre o espírito corporativo, pontos altos
ativos, potenciais inexplorados, inovações, forças, pensamentos
positivos, estratégias, competências e visão de futuro. Essas
habilidades podem ser desenvolvidas pelos docentes e discentes
ao aplicarem as técnicas de appreciative inquiry nos grupos
constituídos. O método AI pode ser capaz de motivar os alunos a
ingressarem no ambiente da construção coletiva do conhecimento
e habilidades para sua formação profissional, com trocas efetivas
entre suas experiências, as de seus colegas e de seus professores
em sala de aula. Para a eficácia desse método, tanto o professor,
quanto seus alunos precisam ser criativos e adaptarem suas
idéias, de forma a permitirem o processo de ensino-aprendizagem,
voltado para as novas tendências profissionais do ambiente
contábil, com experiências práticas vivenciadas por todos os
envolvidos na sala de aula, especialmente os alunos que se tornam
cocriadores no processo de aprendizagem. Os desafios de
aplicação desse método é a quebra de paradigma que os
envolvidos precisam aceitar para a reconstrução do aprender a
aprender, diante de realidades experimentadas no mercado de
trabalho e permanentes trocas de saberes.

Palavras-chave: appreciative inquiry, práticas de ensino,
andragogia

Abstract

This study aims to contribute to the reflection on the teaching practices applied in the accounting course, as well as to analyze
the appreciative inquiry (AI) method in the teaching-learning
process of undergraduate students in Accounting Sciences.
Through analysis, we sought to identify international research on
the application of AI in Higher Education. The methodology used
was exploratory research and bibliographic research. Through the
research it was observed the contribution of AI to form a
constructive union with the actors in the academic environment,
with people with past and present skills: successes, experiences,
insights about the corporate spirit, active high points, untapped
potentials, innovations, strengths, positive thoughts, strategies,
skills and vision of the future. These skills can be developed by
teachers and students when applying the techniques of
appreciative inquiry in the constituted groups. It becomes a useful
tool to motivate students to enter the research environment. Thus,
the teacher needs to be creative and adapt new ideas of
methodology to allow teaching geared towards new professional
trends in the accounting environment. To achieve satisfactory
results in the use of innovative techniques in the teaching of
Accounting Sciences, it is necessary to engage teachers in this
process of change. Instructors must be open to trying a new
approach, as well as believing in the importance of preparing and
guiding students. Allowing students to become co-creators in the
learning process. And students must be willing to test a new way of
solving problems. However, for this to become a productive reality
at graduation, all participants must be willing to invest the time
necessary to apply this technique.

Keywords: appreciative inquiry, teaching practices,
andragogy

 


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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

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