Formação de Preços em Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas
Sabrina do Nascimento, Alessandra Vasconcelos Gallon, Ilse Maria Beuren
Resumo
A estratégia de preços é vital para a competitividade das
organizações e sua continuidade no mercado. Embora o mer-
cado seja determinante na formação de preços, os valores cobrados pelos serviços prestados são dependentes de diver sas variáveis. Assim, o artigo objetiva descrever o processo de formação de preços em uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Para tanto, realizou-se estudo exploratório, por meio de um estudo de caso em empresa transportadora. Como resultados da pesquisa t m-se as formas de negociação do valor do frete e o cálculo da margem bruta utilizada pela empresa para elaboração de sua tabela padrão estipulada por distâncias. Para ilustrar o cálculo, apresentam-se situações reais de formação do preço de fretes pela empresa. Conclui-se que o processo de formação de preços na empresa pesquisada segue uma metodologia previamente definida, mas também considera diversos fatores internos e externos que interferem no momento de sua formação.
Palavras-chave: Formação de preços. Tabela padrão.
Transporte rodoviário.
Abstract
A price strategy is vital for an organization's competitive-
ness and its continuation in the market. Even though the ma-
rket is the determinant in the formation of prices, the values
charged for services rendered are dependent on many varia-
bles. From this position, the aim of this article is to describe the
process of price formation in a road transport freight company.
For this, exploratory research in the form of a case study of a
road transport freight company was carried out. The research
results show the means of negotiating the value of the cargo
and the calculation of the gross margin used by the company
to draw up its standard charges table by distance. To illustrate
the calculation, real situations are presented of price formation
for freight by the company. It was concluded that the process
of price formation in the researched company follows a prede-
fined method, but also considers diverse internal and external
factors that interfere at the moment of price fixing.
Key words: Price formation. Standard charges table. Road
transport.
organizações e sua continuidade no mercado. Embora o mer-
cado seja determinante na formação de preços, os valores cobrados pelos serviços prestados são dependentes de diver sas variáveis. Assim, o artigo objetiva descrever o processo de formação de preços em uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Para tanto, realizou-se estudo exploratório, por meio de um estudo de caso em empresa transportadora. Como resultados da pesquisa t m-se as formas de negociação do valor do frete e o cálculo da margem bruta utilizada pela empresa para elaboração de sua tabela padrão estipulada por distâncias. Para ilustrar o cálculo, apresentam-se situações reais de formação do preço de fretes pela empresa. Conclui-se que o processo de formação de preços na empresa pesquisada segue uma metodologia previamente definida, mas também considera diversos fatores internos e externos que interferem no momento de sua formação.
Palavras-chave: Formação de preços. Tabela padrão.
Transporte rodoviário.
Abstract
A price strategy is vital for an organization's competitive-
ness and its continuation in the market. Even though the ma-
rket is the determinant in the formation of prices, the values
charged for services rendered are dependent on many varia-
bles. From this position, the aim of this article is to describe the
process of price formation in a road transport freight company.
For this, exploratory research in the form of a case study of a
road transport freight company was carried out. The research
results show the means of negotiating the value of the cargo
and the calculation of the gross margin used by the company
to draw up its standard charges table by distance. To illustrate
the calculation, real situations are presented of price formation
for freight by the company. It was concluded that the process
of price formation in the researched company follows a prede-
fined method, but also considers diverse internal and external
factors that interfere at the moment of price fixing.
Key words: Price formation. Standard charges table. Road
transport.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br
CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com