Pensar Contábil, Vol. 21, No 74 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Contábil Quiz: Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis Com o Uso de App no Processo de Ensino-Aprendizagem

Eloisa Maistro Bornal, Eder Aparecido Barbante Junior, Isabela Naozuka Matsuoka, Vitor Hideo Nasu, Daniel Ramos Nogueira

Resumo


Contábil Quiz: Accounting Students' Satisfaction with App Use in the Teaching-Learning Process

Resumo O presente estudo buscou analisar a satisfação dos estudantes de Ciências Contábeis com o uso do Aplicativo Contábil Quiz no processo de ensino-aprendizagem. O Aplicativo foi desenvolvido por um programador com base nas diretrizes fornecidas pelos pesquisadores e usado na disciplina de Contabilidade Introdutória. Posteriormente ao seu uso, foram aplicados questionários contendo questões sobre as características dos discentes e 10 afirmações em relação à utilização do Aplicativo com as quais os alunos deveriam atribuir uma nota de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente) pontos. Ao todo, obtiveram-se 82 respostas válidas (56,94% da população). Dentre os resultados, enfatiza-se que os alunos reportaram satisfação com o uso do Aplicativo (média = 9,12; DP = 1,16), posição favorável ao uso de tecnologias no ensino de contabilidade (média = 9,60; DP = 1,02) e que esse tipo de ferramenta facilita o estudo (média = 9,24; DP = 1,23). Adicionalmente, buscou-se verificar os fatores que impactam o nível de satisfação discente por meio de regressão logística binomial, a qual indicou que o sexo e a atividade profissional dos alunos são relevantes para a sua determinação (p < 0,10). Os alunos do sexo feminino e que possuem trabalho têm maior propensão de obter maior satisfação do que os estudantes sem essas características. Tomados em conjunto, os resultados encorajam e sugerem que o uso de tecnologia, mais especificamente de aplicativos e tecnologias móveis (mobile-learning), pode colaborar para aprimorar o nível de satisfação dos estudantes de contabilidade. O Aplicativo e os achados abrem novas oportunidades de pesquisa.

Palavras-chave: Aplicativo, Contabilidade, Educação, Tecnologia, Satisfação.
 Abstract

The present study sought to analyze the students' satisfaction with the use of the Accounting Quiz Application in the teaching-learning process. The Application was developed by a programmer based on the guidelines provided by the researchers and employed in the Introductory Accounting course. Subsequently to its usage, surveys comprising questions about students' characteristics and 10 statements regarding the use of the Application with which students should assign a grade from 0 (totally disagree) to 10 (totally agree) points were administered. Altogether, 82 valid responses were obtained (56.94% of the population). Among the results, it is emphasized that students reported satisfaction with the use of the Application (mean = 9.12, SD = 1.16), a favorable position to the use of technologies in accounting education (mean = 9.60, SD = 1.02), and that this type of tool facilitates the study habits (mean = 9.24, SD = 1.23). Additionally, it was sought to verify the factors that impact the level of student satisfaction through binomial logistic regression, which indicated that the sex and the professional activity of the students are relevant for its determination (p

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO