Pensar Contábil, Vol. 19, No 70 (2017)

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Transparência das Informações e seu Impacto no Valor Econômico: um Estudo em Organizações do Terceiro Setor

William Emanuel Souza de Oliveira, Claudio Ulysses Ferreira Coelho

Resumo


Resumo

Fundações, associações, Organizações Não Governamentais, partidos políticos e igrejas. É inegável o vasto número e os diferentes  tipos de organizações do Terceiro Setor presentes no Brasil. Entretanto, há certa desconfiança nas ações realizadas pelas organizações sem fins lucrativos, influenciada, em grande parte, pelos inúmeros casos de escândalos nos quais essas entidades estão inseridas. Fraudes, corrupção e desvio de finalidade levam a questionar se instituições que surgem por uma nobre causa estão realmente aplicando os recursos - muitas vezes obtidos por doações particulares e também pelo setor público - no propósito para o qual foram constituídas. Nesse contexto, o objetivo principal do trabalho é determinar até que ponto a transparência das informações publicadas por essas instituições contribui positivamente na geração do valor econômico à sociedade, emergindo como um aliado eficaz para garantir e fomentar os recursos necessários à manutenção das atividades dessas organizações. Para tanto, o estudo concentrou-se em elaborar um instrumento capaz de mensurar o grau de transparência de uma amostra de 25 entidades sem fins lucrativos, além de calcular o Q de Tobin de cada instituição, a ser utilizado como indicador econômico a fim de revelar a influência entre essas duas variáveis. Os resultados obtidos indicam uma relação positiva entre o nível de transparência das informações disponibilizadas ao público via website e o valor econômico gerado por elas para a comunidade, seu maior cliente.
Palavras-chave: Transparência, Terceiro Setor, Vvalor Econômico.

Abstract
Foundations, associations, non-governmental organizations, po litical parties and churches. The vast number and types of Third Sector organizations present in Brazil is undeniable. However, there is a certain mistrust in the actions carried out by non-profit organizations, influenced in large part by the numerous cases of scandals in which these entities are present. Fraud, corruption and misuse of purpose lead us to question if institutions that emerge from a noble cause are in fact applying the resources (often obtained by private donations or also by the public sector) in the purpose for which they were created. In this context, the main objective of the work is to determine the extent to which the transparency of the information published by these institutions contributes positively to the generation of economic value to society, emerging as an effective ally to guarantee and foster the necessary resources to maintain the activities of these organiza tions. To this end, the study focused on developing an instrument capable of measuring the degree of transparency of a sample of 25 non-profit organizations, as well as calculating the Tobin's Q of each institution to be used as an economic indicator in order to reveal the influence between these two variables. The results indicate a positive relation between the level of transparency of the information made available to the public through the website and the economic value generated by them for the community, its largest client.

Keywords: Transparency, Third Sector, Economic Value


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