A Contribuição do Balanced Scorecard na Gestão Estratégica de um Escritório de Contabilidade
Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo elaborar um balanced scorecard
 (BSC) para uma empresa prestadora de serviços contábeis e
 verificar, assim, as contribuições dessa ferramenta para auxílio
 da gestão estratégica da empresa em estudo. Para alcançar tal
 objetivo, tomou-se por base o planejamento estratégico da empresa,
 elaborado em 2009/2010. A empresa verificou, contudo, a
 necessidade de alguns ajustes, a fim de adequar a realidade da
 entidade para iniciar a elaboração do BSC. Foram necessários
 encontros com o gestor para alinhar e identificar as necessidades
 da entidade para que, com o maior número de informações,
 pudesse ser realizada a elaboração do BSC. Com essas informações,
 desenvolveu-se o mapa estratégico dividido em quatro
 perspectivas: financeira; clientes; processos internos e aprendizagem;
 e crescimento. Sobre tais perspectivas foram estabelecidos
 13 objetivos estratégicos e 15 indicadores para monitoramento
 dos objetivos, sendo que a perspectiva clientes apresentou o
 maior número de indicadores. Deste modo, obteve-se o painel do
 BSC – que apresenta a situação atual e as metas da empresa
 para o primeiro ciclo do BSC. Foram apresentadas também iniciativas
 que auxiliam o alcance dos objetivos estratégicos evidenciados
 pelo BSC. Conclui-se que o BSC é uma ferramenta que
 auxilia o processo da gestão estratégica, pois, já na elaboração,
 exerce impacto tanto para gestores quanto para colaboradores,
 e poderá servir de know how para elaboração, implementação e
 acompanhamento nas empresas nas quais a prestadora de serviço
 exerce suas atividades, além de identificar similaridades com
 estudos anteriores, no tocante aos indicadores e à dificuldade de
 se possuir informações do estado atual a partir dos indicadores.
 
Palavras-chave: Balanced Scorecard, Gestão Estratégica,
 Escritório de Contabilidade
Abstract
 This article aims to develop a balanced scorecard (BSC)
 for an accounting firm and subsequently determine this tool’s
 contribution(s) to the company in question’s strategic management.
 To achieve this goal, the company’s strategic planning
 framework -developed in 2009/2010- was selected as a basis
 for the study; however, the company found some adjustments
 necessary in order to better suit its present circumstances and
 thusly establish a starting point from which the BSC could be
 elaborated. Furthermore, meetings with managers were also
 needed to align and identify the entity’s needs, incorporating
 as much relevant information as possible into the creation of
 the BSC. With this information, the strategic map was developed,
 divided into four perspectives: financial; customer; internal
 processes; and learning and growth, from which 13 strategic
 objectives and 15 indicators for monitoring them were established;
 among them, the largest number of indicators pertains to
 the client-based perspective. Thusly, a BSC panel that displays
 both the current status of the company and its goals for the first
 cycle of the BSC was obtained. Further, initiatives that helped
 achieve strategic goals evidenced by the BSC were presented
 in the same panel. The study concludes that the BSC is a tool
 that aids in the process of strategic management since, once
 in development, it bears relevance for both managers and employees,
 serving as technical know-how in terms of designing,
 implementing, and monitoring for companies within which a service
 provider operates, beyond identifying similarities with previous
 studies, regarding indicators and the difficulty of obtaining
 information on current circumstances from them.
 
 
Key words: Balanced Scorecard, Strategic Management,
 Accounting Office
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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
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