Pensar Contábil, Vol. 14, No 53 (2012)

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Importância do Balanço Social para as Entidades do Terceiro Setor sob a Ótica dos Gestores das APAES da Região do Alto Vale do Itajaí/SC

Roberto Carlos Klann, Jorge Eduardo Scarpin, Silene Rengel, Paulo Roberto da Cunha

Resumo


Resumo
Na gestão de entidades do terceiro setor, Falconer (1999) cita  aspectos proeminentes, dentre eles: accountability, sustentabilidade financeira, capacidade de articulação
e qualidade de serviços. O termo accountability refere-se à transparência nas ações das entidades do terceiro setor e, segundo Heckert (2001), é de crucial importância para aquelas que trabalham com doações, sendo o Balanço Social um instrumento desenvolvido para aumentar a transparência.
O objetivo desse estudo é identificar as percepções dos gestores das APAEs da região do Alto Vale do Itajaí/ SC sobre o Balanço Social. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando como procedimento técnico a pesquisa de levantamento ou survey, com aplicação de questionário aos gestores das APAEs da região do Alto Vale do Itajaí/SC. Os resultados da pesquisa demonstraram que os respondentes percebem a importância de divulgar suas ações; identificou-se que fazem levantamento de indicadores sociais e ambientais e possuem relatórios das suas atividades. A maioria não publica
o Balanço Social, mas o consideram como um instrumento para dar transparência à sociedade acerca de suas ações. Pesquisar a opinião dos gestores dessas entidades acerca dessa temática poderá contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema e estimular as entidades do terceiro setor à publicação do Balanço Social.

Palavras-Chave: Balanço Social. Terceiro Setor. Gestão.

Abstract
On the management of third sector organizations, Falconer (1999) cites prominent aspects, including: accountability, financial sustainability, capacity for articulation and quality of services. The term accountability refers to the transparency in the actions of the third sector organizations, and according to Heckert (2001), it is very important for those who work with donations, and the Social Report is a tool designed to increase transparency. The aim of this study is to identify the perceptions of APAEs managers from Alto Vale do Itajaí/SC, about the Social Report. This is a descriptive research with quantitative approach, using as a technical procedure the "survey" research, with application of a questionnaire to APAEs managers from Alto Vale do Itajaí/SC. The research results showed that the respondents perceive the importance of disclosing their actions and it was identified that they make survey of social and environmental indicators and have their own reports. The majority of these nonprofit organizations does not publish the Social Report, but consider it as a tool to provide transparency about their action to society. Research the opinions of these organizations' managers may contribute to the discussion on the subject and encourage the third sector organizations to publish their Social Reports.

Key words: Social Report. Third Sector. Management.


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