Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 6, No 2 (2016)

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O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR E SEU REFLEXO NA OFERTA E NA DEMANDA NO PERÍODO DE 2001 A 2013

Gustavo Miguel, Fabricia Silva Rosa

Resumo


pO objetivo desta pesquisa é verificar a influência das políticas públicas educacionais adotadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos sobre a oferta e a demanda dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil no período de 2001 a 2013. Para tanto, analisou-se os dados referentes às ofertas e demandas, número de alunos matriculados e concluintes do curso. Dessa forma, realiza-se uma pesquisa descritiva e exploratória por meio dos dados coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil têm influenciado tanto a oferta quanto a demanda de vagas no curso de Ciências Contábeis, contudo houve redução de 20% no número de concluintes. Também revela que as instituições privadas de Ensino Superior são responsáveis pelo maior número de oferta de vagas, bem como do número de concluintes. /p

Texto Completo: ARTIGO