Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 3, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E AS ATIVIDADES DO PROFISSIONAL CONTADOR.

Claudio de Souza Miranda, Raissa Alvares de Matos Miranda, Adriana Maria Procópio Araújo

Resumo


pO objetivo da pesquisa eacute; analisar a percepccedil;atilde;o dos estudantes do ensino meacute;dio com relaccedil;atilde;o agrave; profissatilde;o contaacute;bil e a formaccedil;atilde;o do profissional contador. Embora os cursos de graduaccedil;atilde;o de Ciecirc;ncias Contaacute;beis tenham se expandido de forma ampla pelo paiacute;s, eacute; perceptiacute;vel que mitos e estereoacute;tipos em relaccedil;atilde;o agrave; profissatilde;o e ao profissional de contabilidade, e muitas atividades, principalmente as mais contemporacirc;neas ainda satilde;o desconhecidas pelo puacute;blico em geral. Os estudos internacionais (Vaivio e Kokko, 2006; Schlee et al, 2007) apontam, baixa percepccedil;atilde;o da populaccedil;atilde;o acerca da profissatilde;o contaacute;bil, principalmente entre os estudantes do ensino meacute;dio. Para avaliar a percepccedil;atilde;o dos estudantes em relaccedil;atilde;o a esses aspectos, elaborou-se um questionaacute;rio veiculado em um emwebsite/em, sendo amplamente divulgado. A metodologia da pesquisa eacute; do tipo emsurvey/em, com 1.046 questionaacute;rios considerados vaacute;lidos, abrangendo o territoacute;rio nacional. A pesquisa avaliou as percepccedil;otilde;es dos pesquisados em relaccedil;atilde;o aos conteuacute;dos ministrados no curso de Ciecirc;ncias Contaacute;beis, as atividades dos profissionais, o mercado de trabalho, a eacute;tica nas atividades e a valorizaccedil;atilde;o da profissatilde;o. Os resultados obtidos demonstram que certas situaccedil;otilde;es relacionadas agrave; profissatilde;o, ainda satilde;o desconhecidas, e alguns mitos e estereoacute;tipos apontados pelos estudos internacionais foram encontrados na amostra analisada./ppnbsp;/p

Texto Completo: ARTIGO