SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 8, No 2 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Estudo sobre a Relevância e a Divulgação dos Ativos Biológicos das Empresas Listadas na BM&FBOVESPA

Luciana Holtz, José Elias Feres de Almeida

Resumo


O objetivo principal deste artigo é verificar se o conteúdo informativo dos ativos biológicos divulgados nas demonstrações contábeis são relevantes e como objetivo secundário realizar análise de conteúdo das notas explicativas verificando a conformidade das informações fornecidas pelas entidades com o CPC 29. A amostra do estudo foi composta por sociedades anônimas de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA com dados do exercício de 2010 e 2011. Os testes empíricos foram realizados aplicando modelos de relevância, utilizando-se 347 observações de empresas ativas caracterizando um modelo de estudo pooled ordinary least squares-POLS, incluindo as empresas que divulgaram ativos biológicos em conta especifica. As empresas que possuíam os valores de ativos biológicos destacados tiveram analisadas as notas explicativas referentes a esta conta. Os resultados fornecem evidências empíricas de que o conteúdo informativo dos ativos biológicos divulgados pelas empresas não foi relevante para a amostra. Com relação a análise do conteúdo das notas explicativas verificou-se um cumprimento parcial da norma, havendo uma disparidade nas práticas de divulgação das informações por parte das empresas analisadas, bem como uma omissão de itens requeridos pela norma. Pode-se inferir que a perda da relevância ocorreu, em partes, pela baixa qualidade das notas explicativas, o que pode dificultar aos usuários externos a interpretação das informações divulgadas.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.