Relationship between personal finance and characteristics of accounting university
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo examinar as associações entre conhecimento sobre finanças pessoais e características de estudantes de Ciências Contábeis de um colégio comunitário no estado de Santa Catarina, cujo perfil profissional vincula o uso adequado de recursos econômicos e financeiros. Para isso, utilizamos uma adaptação do modelo de Halpern (2003), incluindo a educação financeira, a gestão de crédito e as dimensões de gerenciamento de ativos. Os dados foram coletados através de uma pesquisa de questionário aplicada em locais com os alunos. Além das características dos entrevistados e das questões relativas às finanças pessoais, foi solicitado que atribuísse uma pontuação ao conhecimento das finanças pessoais. Os dados foram analisados por análise fatorial, ANOVA e análise de correlação. O maior conhecimento sobre educação financeira está associado a estudantes que trabalham em comparação com aqueles que só estudam. A renda pessoal é a característica que mais influencia os resultados. Estudantes que têm rendimentos mais altos, gerenciam melhor os empréstimos e o financiamento, repreensão de uma maneira melhor de gerenciar suas dívidas e ativos para conseguir mais apropriadamente. Quanto às correlações analisadas no estudo, confirma a relação positiva e significativa entre a educação financeira, a gestão de ativos e a nota também, mas como uma relação negativa com a dívida. Os resultados corroboram as teorias financeiras e evidências empíricas.
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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3