COMPORTAMENTO ÉTICO CONTÁBIL E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: VALIDAÇÃO DA MULTIDIMENSIONAL ETHICS SCALE (MES)
Edno Alves Santana Jr, César Valentim de Oliveira Carvalho Jr
Resumo
pO objetivo deste estudo é validar a escala Multidimensional Ethics Scale (MES) em uma amostra de estudantes de ciências contábeis, como alternativa para a classificação dos indivíduos quanto ao comportamento ético e moral apresentado em situações de gerenciamento de resultado. Para isso, foi utilizada a escala MES, adaptada em um formulário que consiste de três dilemas éticos e morais na seara do gerenciamento de resultado. O estudo contou com diversas variáveis de controle, como: idade, sexo, tipo de ensino e visão política. A amostra é composta por 60 estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para a análise dos dados, a escala foi validada quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, seguida da validade de conteúdo e validade preditiva, por meio da Regressão Linear Múltipla e do teste t para amostras emparelhadas. Os resultados encontrados apontaram para a validação da escala MES, quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, e para a existência de contribuições de determinadas dimensões éticas filosóficas na avaliação ética de estudantes em situações de gerenciamento de resultados, não ocorrendo de forma totalitária, porém sempre havendo pelo menos uma dimensão explicando uma avaliação ética. Adicionalmente, observou-se a ocorrência do efeito halo (quando as percepções individuais diferiram das percepções acerca dos pares) e do poder preditivo do escore emComposite MES/em./p
Texto Completo: ARTIGO