CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA – ESTUDO DAS EMPRESAS NA BOLSA DE VALORES DE LISBOA
Maria de Fátima Matos, Cristina Gonçalves Góis
Resumo
pO conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem vindo a ser assumido por um nuacute;mero crescente de empresas. Essa tendecirc;ncia tem-se consubstanciado na adoccedil;atilde;o de medidas tanto internas como junto da comunidade em geral, que visam agrave; assunccedil;atilde;o por parte das entidades de um papel ativo na esfera econocirc;mica, social e ambiental. Este estudo tem como objetivo investigar a relaccedil;atilde;o entre as caracteriacute;sticas do conselho de administraccedil;atilde;o das sociedades e o niacute;vel de divulgaccedil;atilde;o de informaccedil;atilde;o acerca da RSC por parte das empresas com valores cotados na Bolsa de Valores de Lisboa. Para a investigaccedil;atilde;o foi utilizada como variaacute;vel dependente o niacute;vel de praacute;ticas de divulgaccedil;atilde;o de RSC e como variaacute;veis explicativas as principais caracteriacute;sticas associadas ao governo das sociedades. Os resultados empiacute;ricos obtidos mostram que a proporccedil;atilde;o de conselheiros natilde;o executivos que integram o conselho de administraccedil;atilde;o eacute; a caracteriacute;stica que mais influencia o niacute;vel das praacute;ticas de divulgaccedil;atilde;o de RSC. As caracteriacute;sticas relacionadas com a independecirc;ncia dos conselheiros ou a dualidade do poder no Conselho de administraccedil;atilde;o natilde;o confirmaram as prediccedil;otilde;es iniciais de influecirc;ncia sobre o niacute;vel de divulgaccedil;atilde;o da RSC. Em termos gerais, a evidecirc;ncia empiacute;rica encontrada sugere que as caracteriacute;sticas do conselho de administraccedil;atilde;o possuem uma influecirc;ncia relativamente fraacute;gil sobre o niacute;vel de divulgaccedil;atilde;o de RSC./ppnbsp;/p
Texto Completo: ARTIGO