FATORES DETERMINANTES DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Célia Braga, Márcia Suely Alves Sampaio, Ariovaldo dos Santos, Patrícia Pereira da Silva
Resumo
Esta pesquisa tem como amostra 60 empresas brasileiras do setor de energia elétrica que publicaram seus relatórios de sustentabilidade no website da Global Reporting Initiative (GRI) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo do estudo é identificar os fatores determinantes do nível de divulgação da informação ambiental das empresas do setor de energia elétrica brasileiro, no período de 2006 a 2009. Para isso, foi elaborado um modelo conceitual e de hipóteses com base na Teoria dos Stakeholders e no conceito filosófico de desenvolvimento sustentável. A hipótese geral da pesquisa é de que o poder das partes interessadas externas está associado ao nível de divulgação ambiental da empresa, contemplando três hipóteses referentes às variáveis poder do governo, do agente regulador e dos acionistas/investidores. O modelo apresenta ainda quatro variáveis de controle: relatório de sustentabilidade, desempenho econômico, controle acionário estrangeiro e grupo econômico. A técnica de análise de dados utilizada foi o modelo de regressão com dados em painel. A análise dos resultados sugere que a divulgação dos indicadores da ANEEL influenciou positivamente o nível de divulgação da informação ambiental no período, o modelo mais adequado é o de efeitos aleatórios e as variáveis pressão do agente regulador, relatório de sustentabilidade e desempenho econômico foram significantes neste modelo.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Acesse a revista:http://asaa.anpcont.org.br/