SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 6, No 1 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma Análise Da Terceirização Em Hospitais Localizados na Região Metropolitana De Belo Horizonte

Antônio Artur de Souza, Cynthia Oliveira Lara, Lívia Carolina de Matos Lima, Alessandra Grazielle Xavier

Resumo


Têm surgido nos últimos anos algumas iniciativas voltadas tanto para a redução dos custos em hospitais como para a profissionalização e aperfeiçoamento da gestão dessas organizações. Dentre essas iniciativas, está a terceirização - transferência para terceiros de parte das atividades de uma empresa –, que vem sendo empregada pelos hospitais como uma estratégia de gestão e que se configura como uma opção de modernização e posicionamento competitivo ante as necessidades do mercado com relação aos custos e à qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa descrita no presente trabalho é identificar os hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e seus respectivos setores que adotam a prática da terceirização e correlacionar a natureza jurídica dessas organizações com a frequência de adoção da terceirização. A partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) referentes a 76 hospitais localizados na referida região metropolitana, observou-se que a lavanderia é o serviço de apoio mais terceirizado e que as organizações hospitalares que mais frequentemente recorrem à prática da terceirização são os hospitais com fins lucrativos. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir (i) para os provedores de serviços externos no sentido de identificar potenciais oportunidades de contratação pelos hospitais e (ii) para os hospitais, no sentido de que seu planejamento estratégico deve considerar diferentes fatores para a tomada de decisão, principalmente com relação à adoção da prática da terceirização dentre as diversas práticas passíveis de serem adotadas pelas organizações de saúde em geral.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.