SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 5, No 2 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Os Fatores de Insucesso das Empresas de Pequeno Porte e a Contabilidade: Um Estudo em Unidades Lotéricas

Juliana Ventura Amaral, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Resumo


A empresa de pequeno porte contribui imensamente com a geração de empregos no país e apresenta uma participação razoável na composição do Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, ao mesmo tempo, possui elevadíssimas taxas de mortalidade. No segmento lotérico, não se tem a taxa de mortalidade específica, mas um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) demonstra que grande parte das unidades lotéricas apresenta prejuízo ou baixa rentabilidade. Esta pesquisa propôs a verificação de como a contabilidade pode contribuir com o sucesso das micro e pequenas empresas, especialmente do segmento lotérico, aumentando a rentabilidade e diminuindo a mortalidade das mesmas. Para esta verificação foi realizado um estudo multicaso em três unidades lotéricas, onde foi analisada a contabilidade e os fatores de insucesso a ela relacionados. Os fatores de insucesso investigados foram: problemas com capital de giro, problemas com maus pagadores, carga tributária elevada, desconhecimento da margem de contribuição e controle interno ineficiente. É uma pesquisa qualitativa na qual se procurou entender, compreender e descrever a contabilidade em pequenas empresas do segmento lotérico. Concluiu-se que a contabilidade destas empresas é efetuada externamente com propósitos exclusivamente fiscais e legais, havendo poucas informações que ajudem o proprietário a conduzir sua empresa ao sucesso.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.