SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 1, No 1 (2006)

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Trocas Eleitorais: Uma Proposta para o Estudo do Comportamento do Eleitor

Denise Franca Barros, Eduardo A. T. Ayrosa

Resumo


O marketing político e o estudo do comportamento do eleitor, mais especificamente, são áreas interdisciplinares que não têm recebido a atenção devida dos acadêmicos brasileiros, especialmente em marketing. A maior parte dos trabalhos de marketing político vem das ciências sociais e políticas e foca no evento eleitoral (o comportamento social em uma determinada eleição ou em uma série de pleitos) ou na influência da mídia e das campanhas políticas no comportamento dos indivíduos na eleição. Este tipo de visão certamente é importante porque busca relações de causalidade entre fatores e estuda o comportamento do eleitor com base nos fatores externos que o influenciam. Contudo, acreditamos que ainda existe uma lacuna a ser preenchida: o estudo de como o eleitor constrói a idéia de voto como uma troca, identificando então o valor atribuído ao voto e sua importância para si como indivíduo. O objetivo deste trabalho é revisar a forma como o marketing político tem sido abordado na literatura de marketing e propor uma visada nova, baseada no conceito de troca.

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Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.