Diálogos entre a Administração e Contabilidade: Reflexão sobre as Representações dos Professores
Alvaro Fabiano Pereira de Macêdo, Ana Cristina Batista dos Santos, Inacia Girlene Amaral, Ygo Biserra Pereira, Neyjara Nara Vieira Gurgel
Resumo
O trabalho teve como objetivo compreender as representações de Administração e Contabilidade dos principais agentes formadores do alunado: os professores; e, ainda, a visão dos mesmos sobre a relação entre os cursos. Metodologicamente, este objetivo implicou na realização de uma pesquisa qualitativa exploratória que teve como campo todas as IES de uma cidade brasileira, que ofertam, simultaneamente, os cursos de Administração e Contabilidade. Entrevistas e questionários foram as técnicas de coleta de dados utilizadas junto a seis professores. Dentre os principais resultados, as funções administrativas tendem a ser associadas ao conceito de administração, por parte dos professores de contabilidade; e, conceitos como informação, decisão e resultados tendem a ser associados à contabilidade pelos professores de administração. A dimensão pragmatismo emergiu nos dois grupos de professores apontando para uma lógica finalista. Este trabalho sugere que o debate acerca da interdisciplinaridade não pode ser adotado acriticamente, sem que se considere o tipo de racionalidade subjacente, pois é necessário interrogar-se sobre os pressupostos e finalidades
Texto Completo: PDF
Vínculo Institucional: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |