Estudo Comparativo entre o Currículo Mundial e os Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis em IES Federais do Estado do Rio de Janeiro
Taynara Guimarães de Rezende, Márcia da Silva Carvalho, André Luiz Bufoni
Resumo
Com o mundo cada vez mais globalizado, é exigido da contabilidade informações compreensíveis e comparáveis entre quaisquer mercados financeiros do mundo. Esta mudança sugere que o conteúdo do ensino em contabilidade deva também convergir. A ONU/UNCTAD/ISAR, percebendo isso, desenvolveu o Currículo Mundial (CM). O objetivo geral do artigo é analisar os currículos das IES para verificar seu grau de conformidade com modelo proposto. Para tal utilizamos uma análise de conteúdo qualitativa, onde as ementas das disciplinas das grades curriculares de Ciências Contábeis da UFF, UFRJ e UFRRJ são comparadas com os conteúdos propostos pelo Currículo Mundial, com intenção de verificar quais os pontos do CM estão sendo contemplados nas ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular de cada curso. Os resultados indicam que nenhuma das Universidades analisadas está perto de alcançar o conteúdo mínimo recomendado pelo Currículo Mundial do ISAR, currículo elaborado seguindo as diretrizes do International Federation of Accountants (IFAC). O maior índice encontrado foi o da UFF com apenas 17,32% de aderência.
Texto Completo: PDF
Vínculo Institucional: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |