Governança Corporativa na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) como mecanismo de aperfeiçoar a Gestão na Agência
Fábio de Paula e Souza, Tara Keshar Nanda Baidya
Resumo
No atual cenário que o país atravessa de crise de desconfiança governamental, transparência e de relacionamento com a sociedade, a Governança Corporativa é um importante instrumento para monitorar e melhorar a gestão, a governabilidade e a responsabilidade social corporativa em organizações públicas. A aplicação desse mecanismo na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) tem grande impacto para a economia e desenvolvimento tecnológico do país, captando investimentos no setor de telecomunicações, gerando confiança para investidores e estimulando a competição entre empresas, que podem oferecer produtos com melhor qualidade e serviços com preços acessíveis para os consumidores no Brasil. O presente artigo investiga e analisa através da teoria da regulação, guias e relatórios, a Governança Corporativa como mecanismo para aperfeiçoar a gestão na ANATEL, utilizando referências bibliográficas, legislação e demais documentos com o objetivo de analisar a transparência, equidade, responsabilização (prestação de contas) e responsabilidade corporativa social na Agência
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Vínculo Institucional: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |