SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 10, No 3 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise dos Artigos Publicados nos Principais Periódicos Brasileiros de Contabilidade no Século XXI

Ewerton Alex Avelar, Terence Machado Boina, Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Thiago de Sousa Santos

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar as características dos artigos publicados nos principais periódicos nacionais de Contabilidade entre os anos de 2001 a 2012. Os dados, essencialmente secundários, foram coletados a partir de 2.334 artigos publicados nos 17 periódicos brasileiros de Contabilidade mais bem pontuados pelo sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tais artigos foram primeiramente examinados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e tabulados com base em categorias predefinidas. Em seguida, os dados foram analisados por meio das seguintes técnicas estatísticas: tabulações cruzadas, estatística do Qui-Quadrado e teste de Kruskal-Wallis. Também foi realizada uma comparação do padrão de produção dos autores da área em relação ao estabelecido na Lei de Lotka. Verificou-se uma ampla (e crescente) predominância dos estudos empíricos sobre os teóricos nos periódicos analisados. Constatou-se, ainda, a preponderância das pesquisas em Contabilidade Financeira sobre as demais áreas. Ademais, identificou-se uma estreita relação entre a pesquisa em Contabilidade Financeira e o enfoque quantitativo. De acordo com a análise da Lei de Lotka, a área de Contabilidade Financeira é menos concentrada e aparentemente mais desenvolvida se comparada à área de Contabilidade Gerencial. Ressalta-se que as pesquisas nesta última área usualmente empregam um enfoque qualitativo e, de forma geral, os periódicos de Contabilidade mais bem pontuados pela CAPES tendem a privilegiar publicações de pesquisas que utilizem um enfoque quantitativo.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.