SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 9, No 2 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise da Institucionalização de Artefatos de Custos no Controle Gerencial em uma Empresa Têxtil

Rodrigo Barraco Marassi, Franciele Wrubel, Fabricia Silva da Rosa

Resumo


O presente estudo objetivou analisar o processo de institucionalização de artefatos de custos no controle gerencial de empresa paranaense do setor têxtil. Para isso, desenvolveu-se pesquisa descritiva, qualitativa com desenvolvimento de estudo de caso conduzido por entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e análise documental. A empresa em estudo foi selecionada por acessibilidade e intencionalmente por estar em fase de implementação de mudança nas práticas de controle gerencial. Estruturou-se roteiro de entrevista semiestruturada e questionários com base em Burns e Scapens (2000), Guerreiro et al. (2005) e Rocha e Guerreiro (2010). Foram entrevistados o controller e um funcionário da controladoria, assim como, dois funcionários envolvidos na alimentação do sistema de informações. A empresa busca implementar novo plano de contas e relatórios gerenciais pelo sistema que oferece melhor tempestividade e gestão dos custos e despesas fixas e variáveis, centros de custos, entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram que a etapa de codificação foi realizada pelo controller e por consultor ao codificaram os princípios e desejos institucionais em rotinas, regras e normas e assim elaborar a proposta de mudanças. A empresa não atendeu adequadamente alguns fatores de institucionalização elencados por Guerreiro et al. (2005), referentes treinamento das pessoas envolvidas, elementos de repetição e percepção da consequências da implantação da mudança pelas pessoas. Ao analisar o estudo de caso e refletir os resultados com a lente da teoria institucional, conclui-se que obter informações gerenciais de artefatos de custos depende de adequados processos de coleta de dados, sendo que mesmo quando utilizando de tecnologias atualizadas, necessita-se de diversos fatos para que esse processo torne-se institucionalizado, o que pode ser melhor compreendido com base nessa lente.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.