SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 9, No 1 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Auditoria de Processos de Inovação: um Estudo de Caso no Inmetro

Vanessa Lage Bellazzi de Pellegrini, José Geraldo Pereira Barbosa, Claudio Pitassi, Murilo Alvarenga Oliveira

Resumo


O principal objetivo da pesquisa foi descrever a contribuição da auditoria para o processo de inovação do Inmetro. Como objetivos intermediários procurou-se caracterizar o processo de inovação do Inmetro; identificar os procedimentos e instrumentos utilizados pelo instituto na auditoria de seu processo de inovação; e descrever a influência da auditoria no processo de desenvolvimento de duas inovações desenvolvidas no Inmetro. Como objetivo secundário, o processo de inovação do Inmetro foi avaliado a partir do modelo de Tidd, Bessant & Pavitt (2008). Para realização do estudo foi utilizado o método do estudo de caso único com a finalidade descritiva. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito colaboradores que atuam com auditoria e controle, e narrativas de duas inovações por colaboradores que acompanharam de perto o desenvolvimento das inovações. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que nem o processo de inovação nem o processo de auditoria da inovação se encontram institucionalizados no Inmetro. Isso faz com que cada unidade principal do instituto desenvolva inovações segundo uma ótica própria. A inexistência de relatórios de processos de auditoria da gestão de inovação com sugestões para melhorias nos processos de inovação, bem como as poucas menções aos temas relacionados à auditoria obtidas durante as narrativas de desenvolvimento das inovações pesquisadas, evidenciam que a influência da auditoria da gestão da inovação ainda é pequena no Inmetro, mesmo porque a própria auditoria de gestão de inovação é ainda incipiente. Paradoxalmente a preocupação legítima do Instituto com normatização talvez esteja prejudicando o correto entendimento do que seriam os procedimentos e instrumentos adequados a uma auditoria de inovação. Mesmo não se referindo diretamente à questão inovação, aparecem frequentemente relatos de entrevistados reclamando do excesso de normas.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.