Comportamento do consumidor no mercado imobiliário: Atributos relevantes na compra de imóveis no Rio de Janeiro
Bruno Tanure Lopes Silva, Renata Céli Moreira da Silva, Fábio Francisco de Araujo
Resumo
O mercado imobiliário brasileiro, depois de uma estagnação que durou alguns anos, voltou a se aquecer. Esse fenômeno também ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com bastante intensidade. O aumento de renda da população, associado ao crédito fácil e a grande expectativa com a chegada de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, são consideradas as principais causas dessa supervalorização dos imóveis. Em face desse cenário, este estudo teve como principal proposta investigar os atributos que o consumidor julga mais prioritários para comprar um apartamentona cidade do Rio de Janeiro. Por meio de pesquisas em profundidade, de caráter qualitativo foi possível identificar que o consumidor passa por situações de escolhas conflitantes, quando, por exemplo, deixa de considerar o atributo localização. Essa estratégia do consumidor visa à obtenção de outros atributos considerados mais fundamentais de acordo com suas preferências, como o espaço interno. Os resultados apontam no sentido de que, no momento, o consumidor não procura pelo seu apartamento dos sonhos, e sim um que satisfaça suas necessidades.
Texto Completo: PDF
Vínculo Institucional: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |