SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 7, No 2 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Risco de Crédito em Cooperativas: Uma análise com base no perfil do cooperado

José Roberto de Souza Francisco, Hudson Fernandes Amaral, Luiz Alberto Bertucci

Resumo


Este trabalho tem como finalidade analisar dentre as operações de crédito, aquelas que geram maior risco de inadimplência para a cooperativa, com base no perfil do cooperado, e identificar quais as estratégias podem ser apontadas para evitar possíveis falhas nas próximas análises de crédito. O trabalho foi dividido em três etapas. A primeira etapa refere-se ao Sistema Financeiro Nacional, com o objetivo de demonstrar como nele estão inseridas as Cooperativas de Crédito. A segunda etapa aborda o Sistema de Crédito Cooperativo, apresenta de que forma está estruturado e seu nível hierárquico. A terceira etapa trata do Sistema de Risco de Crédito, na qual serão analisados o risco, gerenciamento e os modelos de avaliação de crédito. Verificou-se que os modelos mais adequados para análise das Cooperativas de Crédito são os Modelos de Credit Scoring e o Credit Bureau, nos quais, através de técnicas estatísticas como a análise discriminante e regressão logística, demonstraram-se as características de créditos considerados de maior risco de inadimplência. A análise se baseou em identificar o “pior cliente”, pois este gera maior risco de inadimplência e influencia na gestão financeira. Concluiu-se que as variáveis mais relevantes para identificar o risco de inadimplência foram a renda mensal bruta e o valor liberado na concessão de crédito, pois a maior concentração de risco de inadimplência.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.