SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 7, No 2 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Disclosure Ambiental das Empresas de Energia Elétrica Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Clésia Ana Gubiani, Vanderlei dos Santos, Ilse Maria Beuren

Resumo


O estudo objetivou verificar o nível de disclosure das informações ambientais nos relatórios da administração das empresas de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo, nos relatórios da administração do período de 2006 a 2008. A amostra constitui-se de 11 empresas de energia elétrica listadas no ISE. Para a análise quantitativa do índice de disclosure, o instrumento de coleta de dados foi fundamentado no estudo de Rover, Murcia e Borba (2008), que propõem oito categorias ambientais e 36 subcategorias. Para a análise conjunta dos dados elaboraram-se redes dos itens evidenciados em cada empresa, com a utilização software UNICET®. Os resultados da pesquisa mostraram que há evidenciação satisfatória nas categorias de políticas ambientais e educação, treinamento e pesquisa ambiental. No entanto, constatou-se que há necessidade de maior divulgação a respeito das categorias dos impactos dos produtos e processos no meio ambiente, políticas de energia e informações financeiras ambientais. Conclui-se que as informações evidenciadas nos relatórios da administração das empresas pesquisadas a respeito das informações ambientais não respeitam o princípio do full disclosure (divulgação plena).

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.