O Processo de Criação de Valor para o Acionista Comparado em cada Nível de Governança Corporativa Segmentado na Bovespa: Um Estudo com as Empresas que compõem a Carteira de Ações do Índice Brasil (Ibrx 100)
Davy Antonio da Silva, Elízio Marcos dos Reis, Wagner Moura Lamounier
Resumo
O objetivo deste artigo foi de medir e analisar a criação de valor para o acionista, através de comparações entre cada nível de governança corporativa segmentado na BOVESPA, realizando um estudo empírico com interesse de comprovar a existência de médias diferentes referente à de criação de valor nos diferentes segmentos. A pesquisa foi orientada através de uma análise descritiva a qual possibilita estabelecer relações entre as variáveis analisadas e levantar hipóteses ou possibilidades para explicar essas relações. Os resultados encontrados demonstraram não existir evidências estatísticas de que o nível de governança corporativa, em que determinada empresa está inserida no mercado, traz diferenciação no processo de criação de valor para os acionistas. As conclusões encontradas contrariaram a hipótese nula deste estudo, a qual mencionava que de acordo com o nível de classificação das empresas haveria uma diferenciação na criação de valor para o acionista. Ressalta-se que essa conclusão não dever ser generalizada pelo fato que a amostra utilizada para obtê-la, apesar de ser representativa, foi obtida num espaço temporal limitado, existindo a possibilidade de que aumentando o espaço de tempo as conclusões aqui apresentadas possam sofrer alterações. Para pesquisas futuras sugere-se que este estudo seja realizado com uma amostra maior de empresas, e com dados trimestrais com o intuito de explicar melhor as variáveis estudadas
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