SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 6, No 3 (2011)

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Fatores que Favorecem a Compreensão da Extensão da Divulgação sobre Partes Relacionadas – Estudo nas Companhias Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa

Renata Luciana dos Reis Magalhães, Laura Edith Taboada Pinheiro, Wagner Moura Lamounier

Resumo


A divulgação disponibilizada ao público usuário pelas empresas é fator fundamental do processo decisório. Este estudo, partindo da teoria da divulgação e da importância da redução da assimetria entre administradores e investidores, pesquisou fatores que seriam capazes de influenciar na extensão da divulgação sobre partes relacionadas nas notas explicativas das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa – segmento de onde são prometidas melhores práticas de governança corporativa. Atribuindo-se pontuação às divulgações encontradas nas Demonstrações Contábeis encerradas em 31/12/2010 procurou-se relacionálas com potenciais fatores explicativos como tamanho da empresa, resultado da equivalência patrimonial, setor de atuação e tempo de existência da empresa. Foram aplicadas técnicas estatísticas sendo possível inferir que a explicação para maiores ou menores níveis de evidenciação advém, em parte, do tempo de existência da companhia no mercado empresarial. Percebeu-se também que empresas do setor de bens de consumo cíclicos apresentam maior divulgação se comparada ao nível de divulgação das empresas do setor de construção e transportes. Concluiu-se ainda que não existem evidências estatísticas de influência sobre a divulgação de partes relacionadas de fatores como o tamanho da empresa e o resultado da equivalência patrimonial. Destaca-se a percepção de que, das demonstrações encerradas em 31/12/2010 pelas empresas pertencentes ao Novo Mercado da BM&FBovespa, nenhuma apresentou na íntegra as determinações de divulgação sobre partes relacionadas, da forma exigida pelo CPC 05, aprovado pela deliberação CVM n° 642/2010.

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Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.