SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO, Vol. 6, No 2 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Gênero e Estilo de Gestão: Um Estudo em Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras

Giancarlo Gomes, Débora Gomes Machado, Ilse Maria Beuren, Patrícia Siqueira Varela

Resumo


Este estudo objetiva identificar o estilo de gestão predominante em organizações do terceiro setor, quanto ao gênero. Pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, foi realizada por meio de survey, com aplicação de um questionário em 288 ONG’s pertencentes à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, destas onze responderam à pesquisa. Os resultados indicam que o gênero predominante na liderança é feminino. As ONGs, em sua maioria, não têm política de recursos humanos, todas têm planos traçados para o futuro. No estilo de liderança, a orientação para pessoas é maior do que a orientação para tarefas e poder. Nos valores organizacionais, os resultados apontam que o valor mais importante é o “respeito”, que está ligado a estima às pessoas e suas opiniões. Outros valores considerados importantes foram “comprometimento” e “dedicação”. Os valores considerados menos importantes foram o respeito aos níveis de autoridade, “hierarquia” e “fiscalização”. A gestão das ONG’s estudadas possui características de um estilo de gestão feminino.

Texto Completo: PDF

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.