Pensar Contábil, Vol. 7, No 28 (2005)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Formação do contador: uma visão comparativa Brasil, França e Estados Unidos

Fennando P. Tostes

Resumo


A formação profissional é um tema pouco explorado pelos contadores. A inovação tecnológica torna passageiro o conhecimento adquirido na escola, obrigando o contador a estudar de modo contínuo. Nos Estados Unidos e na França existe rigor na certificação do conhecimento profissional, mas há também flexibilidade. Para emitir-se o diploma de CONTADOR, com todas as prerrogativas – auditor, perito, contador gerencial ou de empresa aberta– os órgãos de classe impõem uma rigorosa bateria de exames. Por outro lado esses países permitem a emissão de diplomas intermediários, com responsabilidade profissional limitada. O Brasil é o único, entre os três países examinados, que combina a concessão de total responsabilidade com um baixo nível de educação contábil

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A3

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO