Formação e Desenvolvimento Profissional Docente versus Desempenho Acadêmico: análise dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras
Resumo
Teacher Training and Professional Development versus Academic Performance: analysis of Accounting Sciences courses at Brazilian Federal Universities
Resumo
Em decorrência das mudanças ocorridas no Ensino Superior, acentuou-se as discussões acerca da formação e desenvolvimento profissional docente, juntamente com o desempenho acadêmico, dentre eles, dos cursos de Contabilidade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a formação e desenvolvimento profissional docente e sua relação com o desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Assim, foi desenvolvido um estudo do tipo descritivo, explicativo, quantitativo e documental, realizado com os cursos de Ciências Contábeis ofertados pelas Universidades Federais que se submeteram ao ENADE nos três últimos triênios de avaliação (2012, 2015 e 2018). Os dados foram coletados por meio dos Microdados ENADE, da Plataforma de Currículo Lattes e no site dos cursos, sendo tratados mediante as técnicas de estatística descritiva e de correlação de Pearson. Pelos resultados, infere-se que a maioria dos docentes, está concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste, são do sexo masculino, possuem doutorado, em regime de dedicação exclusiva, com formação inicial em Ciências Contábeis e maior concentração de publicações nas regiões Sudeste e Sul. Ainda foram classificados como que possuem domínio de conteúdos, disponibilidade fora de sala e utilizam metodologias de ensino em sala, e essas variáveis ainda se mostraram relacionadas com o desempenho acadêmico, além das variáveis sexo, titulação e regime de trabalho.
Palavras-chave: Formação Docente. Desenvolvimento Profissional. Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Ciências Contábeis.
Abstract
As a result of the changes that occurred in Higher Education, discussions about teacher training and professional development were accentuated, along with academic performance, among them, of Accounting courses. Thus, the objective of the research is to analyze the training and professional development of teachers and their relationship with the academic performance of Accounting Sciences courses at Brazilian Federal Universities. Thus, a descriptive, explanatory, quantitative and documentary study was carried out, carried out with the Accounting Sciences courses offered by the Federal Universities that underwent ENADE in the last three assessment trienniums (2012, 2015 and 2018). Data were collected using Microdata ENADE, from the Lattes Curriculum Platform and on the courses website, being treated using the techniques of descriptive statistics and Pearson’s correlation. From the results, it appears that the majority of teachers are concentrated in the Northeast and Southeast regions, are male, have a doctorate, in an exclusive dedication regime, with initial training in Accounting Sciences and a greater concentration of publications in the Southeast and South regions. They were also classified as having mastery of content, availability outside the classroom and using teaching methodologies in the classroom, and these variables were also shown to be related to academic performance, in addition to the variables gender, degree and work regime.
Keywords: Teacher Education. Professional development. University education. Academic achievement. Accounting Sciences.
Referências
ARAÚJO, T. S.; LIMA, F. D. C.; OLIVEIRA, A. C. L.; MIRANDA, G. J. Problemas percebidos no exercício da docência em Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, n. 67, p. 93-105, jan./abr., 2015.
BAWANEH, S. S. Does using computer technology improve students’ performance?: evidence from a management accounting course. International Journal of applied Science and Technology, v. 2, n. 10, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2019.
CRUZ, A. P. C.; QUINTANA, A. C.; MACHADO, D. G.; CZARNESKI, F. R.; LUCAS, L. O. Quais atributos definem um bom professor? Percepção de alunos de cursos de Ciências Contábeis ofertados no Brasil e em Portugal. Revista Ambiente Contábil, v. 9. n. 1, p. 163-184, jan./jun., 2017.
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã: o ensino superior da Colônia à Era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010.
DURHAM, E. R. Educação superior, pública e privada (1808 – 2000). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 197-240, 2005.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2015.
GIORGI, W. A. B.; PIZOLATO. C, L.; MORETTIN, A. A. Competências, habilidades e o ensino superior de contabilidade. In: FORÚM NACIONAL DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE DO RIO DE JANEIRO. Anais... Fórum Nacional de Professores de Contabilidade. 2. Rio de Janeiro, CD-ROM, 2001.
GLEWWE, P. W.; HANUSHEK, E. A.; HUMPAGE, S.; RAVINA, R. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, n. 17.554, 2011.
HOSAL-AKMAN, N.; SIMGA-MUGAN, C. An assessment of the effects of teaching methods on academic performance of students in accounting courses. Innovations in Education and Teaching International, v. 47, n. 3, p. 251-260, 2010.
IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. São Paulo, 11ª ed., 2015.
KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, v. 1, n. 68, p. 163-201, 1999.
KÜHL, M. R., MAÇANEIRO, M. B., CUNHA, J. C.; CUNHA, S. K. O valor das
competências docentes no ensino da Administração. Revista de Administração de São Paulo, v. 48, p. 783-799, 2013.
LAFFIN, M. Ensino da Contabilidade: componentes e desafios. Revista do Conselho
Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul, n. 4, out., 2007.
MEC - Ministério da Educação. Apresentação e História do MEC. Brasília: MEC, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2019.
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. D. C.; CORNACCHIONE JÚNIOR, E. B. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, n.59, p. 142-153, 2012.
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 175-209, maio/ago. 2015.
PAIVA, P. B.; FREIRE, F. S.; FERNANDES, J. L. T. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Revista Ensaio, v. 20, n. 74, p. 89-113, 2012.
PELEIAS, I. R.; SILVA, G. P.; SEGRETI, J. B.; CHIROTTO, A. R. Evolução do Ensino da Contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, v. 18, pp. 19-32, 2007.
SÁ, A. L. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2008.
SANTANA, A. L. A.; ARAÚJO, A. M. P. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) – um estudo nas universidades federais do Brasil. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p.73-112, out./dez. 2011.
SLOMSKI, V. G.; LAMES, E. R.; MEGLIORINI, E.; LAMES, L. C. J. Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de ciências contábeis. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 4, p. 71-89, 2013.
SOARES, S. V.; SILVA, V. P.; NOVA, S. P. C. C.; GOIS, A. D. Programas de pós-graduação em Contabilidade: semelhanças e diferenças da produção bibliográfica. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 17, n. 2, p. 695-732, 2018.
SOUZA, D. C. A evolução do ensino no Brasil. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
VASCONCELOS, M. I. C. A formação do professor do ensino superior. São Paulo: Pionera, 2000.
WILSON, A. Exogenous determinants of student performance in first finance classes. Financial Decisions, v.14 n.1, p.1-15, 2002.
ZONATTO, V. C. S.; DALLABONA, L. F.; MOURA, G. D.; DOMINGUES, M. J. C. S.; RAUSCH, R. B. Evidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 1, p. 6-25, 2013.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br
CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com