Fraudes Praticadas pelo Topo e o Modelo das Três Linhas do IIA
Resumo
Top Fraud and the IIA's Three Lines Model
Resumo
Fraudes e atos ilícitos atingem grande parte das empresas no
mundo, causando inúmeros prejuízos. Em sua maior parte, são
cometidas por colaboradores das áreas de negócio com maior
frequência, contudo, as fraudes cometidas pela alta administração
de topo, apesar da menor frequência, geram maiores
consequências negativas. Assim, o presente estudo teve como
objetivo analisar as fraudes cometidas pela alta administração nas
empresas Volkswagem, Via Varejo e IRB Brasil a partir do modelo
das três linhas do IIA. Para isso, este trabalho visou demonstrar a
partir da aplicação do modelo de três linhas proposto pelo Institute
of International Auditors (IIA) as possíveis falhas nos sistemas de
gestão de riscos da Volkswagen, Via Varejo e IRB Brasil. Assim, o
presente trabalho contribui para a literatura ao apresentar detalhes
dos fatos e os efeitos causados pelos agentes internos de cada
organização. Ainda, os resultados contribuem para uma maior
compreensão da importância de um monitoramento constante da
gestão de riscos, visto que, mesmo em empresas de grande porte e
que possuíam o modelo de três linhas do IIA ou uma gestão de
riscos estabelecida, fraudes significativas ocorreram.
Palavras-chave: Linhas de Defesa; Fraudes; Gerenciamento
de Riscos.
Abstract
Fraud and illicit acts affect most companies in the world,
causing numerous losses. For the most part, they are committed by
employees from the business areas more frequently, however,
fraud committed by top management, despite being less frequent,
generate greater negative consequences. Thus, the present study
aimed to analyze the fraud committed by senior management in the
companies Volkswagen, Via Varejo and IRB Brasil from the model
of the three lines of the IIA. For this, this work aimed to demonstrate
from the application of the three-line model proposed by the Institute
of International Auditors (IIA) the possible failures in the risk
management systems of Volkswagen, Via Varejo and IRB Brasil.
Thus, the present work contributes to the literature by presenting
details of the facts and the effects caused by the internal agents of
each organization. Also, the results contribute to a greater
understanding of the importance of constant monitoring of risk
management, since, even in large companies that had the threeline
model of the IIA or an established risk management, significant
fraud occurred.
Keywords: Lines of Defense; Frauds; Risk Management
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