Pensar Contábil, Vol. 24, No 85 (2022)

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Gerenciamento de Resultados no Ano de Abertura de Capital de Empresas Brasileiras

Caroline Keidann Soschinski, Daiani Schlup, Nelson Hein

Resumo


Earnings Management in the Inition Public Offering of Brazilian Companies

 

Resumo

Este estudo analisou se empresas brasileiras utilizam as
práticas de gerenciamento de resultados (GR) por accruals
discricionários e por atividades reais com maior intensidade no ano
em que abrem o seu capital, partindo da premissa de que nesse
ano as empresas buscam apresentar um cenário economicamente
mais favorável às partes interessadas, a fim de atrair investidores.
Essa análise foi realizada por meio de regressão linear com erros
padrão robustos e controle de efeito fixo de ano e setor, em 1.782
empresas-ano, durante o período de 2010 a 2018. Os resultados
mostraram que não há relação estatisticamente significante entre o
GR por accruals e atividades reais (medida agregada) e o ano em
que empresas lançam sua Oferta Pública Inicial (IPO, do inglês
Initial Public Offering). Ao analisar a medida de atividades reais de
Roychowdhury (2006) por suas métricas isoladas, identificou-se
que o fluxo de caixa anormal das atividades está relacionado, a
nível de 10%, com o ano de IPO, o que gera evidências
estatisticamente sensíveis de que empresas possam utilizar esta
forma de manipular valores neste período em específico. Por fim,
partindo da premissa de que no ano de abertura de capital as
empresas almejam divulgar lucros inflados, analisou-se a proxy de
accruals discricionários, separando-os em accruals positivos e
negativos, o que revelou que os accruals positivos (utilizados para
aumentar o lucro) não se mostraram relacionados ao ano de IPO.
Essa pesquisa contribui, portanto, ao gerar evidências sobre a
qualidade das informações contábeis de empresas no ano em que
iniciam suas ofertas públicas, trazendo resultados empíricos que
podem auxiliar stakeholders na sua tomada de decisões, assim
como na fiscalização por parte dos órgãos reguladores.

Palavras-chave: Accruals Discricionários; Atividades Reais;
Oferta Pública Inicial; IPO.

ABSTRACT
This study analyzed whether Brazilian companies use earnings
management (EM) practices for accruals and for real activities with
greater intensity in the year they go public, based on the premise
that in that year companies seek to present a more economically
favorable scenario interested parties in order to attract investors.
This analysis was performed by means of linear regression with
robust standard errors and fixed effect control of year and sector, in
1,782 company-years, during the period from 2010 to 2018. The
results showed that there is no statistically significant relationship
between the EM by accruals and real activities (aggregate
measure) and the year in which companies launch their Initial Public
Offering (IPO, from English Initial Public Offering). When analyzin the measure of real activities by Roychowdhury (2006) by its
isolated metrics, it was identified that the abnormal cash flow from
the activities is related, at the level of 10%, to the year of IPO, which
generates statistically sensitive evidence of that companies can
use this way of manipulating values in this specific period. Finally,
based on the premise that in the year of going public, companies
aim to disclose inflated profits, the discretionary accruals proxy was
analyzed, separating them into positive and negative accruals,
which revealed that positive accruals (used to increase profit) were
not related to the IPO year. This research contributes, therefore, by
generating evidence on the quality of the accounting information of
companies in the year in which they begin their public offerings,
bringing empirical results that can assist stakeholders in their
decision-making, as well as in the inspection by the regulatory
bodies.


Keywords: Discretionary Accruals; Real Activities; Initial
Public Offering; IPO.

 


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