Fatores Determinantes da Carreira dos Discentes de Ciências Contábeis da Região Nordeste
Resumo
Determinant Factors of the Career of Accounting Sciences from the Northeast Region
RESUMO
Diante de um mercado de trabalho em constante evolução,
os estudantes de Ciências Contábeis enfrentam os desafios na
escolha da área que deverão seguir após a conclusão do curso.
Assim, esta pesquisa teve como objetivo apresentar quais as
perspectivas que discentes de Ciências Contábeis, da região
Nordeste, apontam nas escolhas de carreira. Para tanto, foi feito
um estudo de natureza quantitativa, que contou com uma
amostra de 148 sujeitos de 13 Instituições de Ensino Superior.
Para obtenção dos dados, utilizou-se um questionário replicado
da pesquisa de Miranda, Araújo e Miranda (2015), aplicado por
meio do Google Forms. Os resultados apontaram que os alunos
escolhem o curso por fatores de influência ligados ao mercado
de trabalho, sendo a principal indicação de área de interesse relacionada
a concursos públicos. Com relação às possibilidades
de atuação futura, "trabalhar em empresa de grande porte" detém
maior adesão, seguida de ser "empresário contábil" e "atuar
na área de consultoria". Conclui-se que o presente estudo contribui
com informações que podem subsidiar a criação de estratégias
por parte das universidades e docentes, a fim de estimular
os discentes a ingressar e seguir carreira na área contábil.
Palavras-chave: Ensino superior. Fatores determinantes.
Mercado de trabalho. Curso de Ciências Contábeis.
ABSTRACT
Faced with a constantly evolving job market, Accounting
Sciences students face the challenges in choosing the area
that they should follow after completing the course. Thus, this
research aimed to present which perspectives that students
of Accounting Sciences, from the Northeast region, point in
career choices. To this end, a quantitative study was carried
out, which included a sample of 148 subjects from 13 Higher
Education Institutions. To obtain the data, a questionnaire replicated
from the research by Miranda, Araújo and Miranda (2015)
was used, applied through Google Forms. The results showed
that students choose the course due to influence factors linked
to the job market, being the main indication of an area of interest
related to public tenders. With regard to the possibilities of
future action, "working in a large company" has greater adherence,
then being an "accounting entrepreneur" and "working
in the consulting area". It is concluded that the present study
contributes with information that can support the creation of
strategies by universities and professors, in order to encourage
students to enter and pursue a career in the accounting area.
Keywords: Higher education. Determinant factors. Labor
market. Accounting course.
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Submissões de artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br
CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com