Pensar Contábil, Vol. 22, No 79 (2020)

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Aplicabilidade da Disciplina de Metodologia de Custos para Não Contadores: uma Análise da Percepção dos Discentes

Marcelo Cristiano de Mello, Ângela Rozane Leal de Souza

Resumo


Applicability of Cost Estimating Methodology Classes for Non-Accountants:
Analysis of Students’ Perception

 

RESUMO
O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o
interesse de discentes de áreas afins, como Administração,
Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego
para vagas de analista de custos ou na área de controladoria
ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem
formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos
contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo
procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina
Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano
letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho
dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um
estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado
por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados
junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre
de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção
positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam
que a maioria dos discentes que responderam ao questionário,
além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se
motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que
uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na
área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos
nesse segmento da contabilidade, com a finalidade
de utilizá-los em uma futura atuação profissional.
Palavras-chave: Contabilidade de Custos, Ensino de
Custos, Mercado de Trabalho.

ABSTRACT
Knowledge of Cost Accounting has attracted the interest of
students from associated fields, such as Management, Economics
and Production Engineering. Cost analyst jobs in the
field of Controllership have increased the number of opportunities
for professionals with no accounting education that
have significant accounting knowledge, particularly in the area
of costs. Hence, this study analyzed the expectations of students
attending Basic Cost Methodology classes offered by
the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) throughout
the 2018/1 term regarding the application of learned concepts
in the work market. This study followed a quantitative
and descriptive approach carried out by means of a survey to
obtain data from students attending these classes in the first
term of 2018. The results show a positive perception of these
classes. Most students answered the questionnaire. Besides
considering its content relevant, they felt motivated to study
the topic. A significant number of respondents were willing to
work in the area of costs and, for this purpose, they would like
to deepen their knowledge in this accounting segment to use
it in their future professional lives.


Keywords: Cost Accounting, Cost Teaching, Work Market.


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