Mudança no processo orçamentário: estudo de caso numa empresa de comunicação do Rio Grande do Sul
Resumo
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que levaram uma empresa a alterar o processo orçamentário, sem eliminar a utilização do modelo anterior. Observou-se um período de transição para um modelo caracterizado como orçamento base zero, mantendo algumas características do modelo anterior. A metodologia adotada é um estudo de caso, efetuada em um grupo de comunicação do Rio Grande do Sul. No estudo desenvolvido percebeu-se que a motivação para implementar um modelo de orçamento foi a necessidade de reduzir custos e auxiliar a disciplinar e formalizar procedimentos internos. Em relação à mudança de processo de orçamentário, que foi realizada após dez anos de utilização do orçamento matricial, observou-se que, mesmo com elevados benefícios identificados durante o período, houve a necessidade de reavaliar a existência de determinadas atividades e sua contribuição para o negócio. Diante disso, o orçamento de base zero foi adotado para auxiliar a rever todas as atividades, analisando a real pertinência destas para a consecução dos objetivos estratégicos.
Palavras-chave: Orçamento Base Zero, orçamento matricial, comunicação
Abstract
This study aims to analyze the factors that led a company to change the budget process without eliminating the use of the previous model. There was a period of transition to a model characterized as a zero-based budget, keeping some features from the previous model. The methodology used is a case study, performed in a communication group of Rio Grande do Sul. In the study it was realized that the motivation to implement a budget model was the need to reduce costs and help to formalize and disciplinary procedures. In relation to changes to the budget process, which was conducted after ten years use of matrix budget, it was observed that even with high benefits identified during the period, there was a need to reevaluate the existence of certain activities and their contribution to business. Thus, the zero-based budget has been adopted to assist in reviewing all activities, analyzing real relevance to the achievement of these strategic objectives.
Key words: Zero Base Budget, matrix budget, communication
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CONCEITO QUALIS/CAPES: A3
ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412
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